O Hospital Regional Mariano Coelho (HRMC), em Currais Novos, passa a realizar cirurgia bariátrica, indicada para tratamento de determinados casos de obesidade. O primeiro procedimento foi realizado nesta segunda-feira (5) por médicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O projeto-piloto de expansão para o interior atenderá inicialmente pacientes do Seridó, região com um número considerável de pessoas com perfil de obesidade e que conta com um hospital preparado, o Regional de Currais Novos, para realizar os procedimentos. O Seridó tem em torno de 150 pacientes que necessitam desta cirurgia, que até então era realizada somente pelo Hospital Onofre Lopes (HUOL), que continuará concentrando os casos mais complexos.
Diante dos bons resultados e da necessidade de se ampliar a oferta de cirurgias bariátricas, a Sesap elegeu o Mariano Coelho como a unidade mais propícia a dispor do serviço por oferecer as condições ideais de segurança e qualidade para o procedimento.
Segundo o diretor técnico do hospital, o médico Anderson Neves, desde a implantação da residência médica em cirurgia geral no HRMC foi possível o incremento da complexidade das cirurgias, por meio de parceria entre a Sesap e a UFRN. “Passamos a ser uma das poucas unidades de saúde pública do Rio Grande do Norte a realizar cirurgias por videolaparoscopia pelo SUS”, complementa o diretor.
Leia também: Exclusivo: Policial penal preso por homicídios no PE é transferido para o RN
