O Dia de Corpus Christi, celebrado nesta quinta feira (08) é a data onde os cristãos comemoram o Mistério da Eucaristia – Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, representados de maneira figurada pelo pão e vinho. A data recorda a última ceia de Jesus com os apóstolos.
Neste feriado muitos fiéis as celebrações da comunidade católica estiveram nas igrejas para renovar a fé no santíssimo. Na igreja de Nossa Senhora de Candelária, assim como em muitas outras um lindo tape feito de areia relembra uma tradição antiga do catolicismo.
Para que tudo ficasse pronto a tempo, uma turma trabalhou muito para confeccionar os tapetes por onde passou a santa eucaristia. Depois da missa a Santa Eucaristia e lavada pelas ruas da cidade, esse é um dos principais momentos da celebração.
Os tapetes tiveram origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização (entre os séculos XVI e XIX). Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias. Eles são fabricados com materiais vareados, como sal, pó de serra, borra de café e areia.