Cidades

Neuropark: estudantes potiguares vencem concurso e ganham intercâmbio na Nasa

Três estudantes potiguares foram premiados com um intercâmbio de uma semana no prestigiado Kennedy Space Center, um dos centros espaciais da Nasa, nos Estados Unidos. O projeto desenvolvido pelos estudantes, chama-se Neuropark, no qual propuseram um parque temático que pudesse de forma imersiva trabalhar conceitos da psicologia e da neurociência.

De acordo com Raíza França, coordenadora do Programa Bilíngue do Colégio das Neves e orientadora no processo, a escolha interna da equipe que representou a escola nesta edição passou por uma banca de professores da equipe do bilíngue. “Tiramos um dia para todo mundo sentar junto, ler os projetos recebidos, sugerir algumas alterações e, de fato, escolhermos e enviarmos o vencedor da escola para a etapa nacional, que concorreu com cerca de 70 escolas também parceiras da International School. Para nossa surpresa, o Neves venceu pela segunda vez”, comemora.

O estudante Marco Antônio, 16, conta como surgiu a equipe para levar o projeto adiante. “Eu e Cauã já fazíamos parte de outro grupo para o trabalho antigo, mas com o tempo, criamos um grupo novo com o pessoal mais interessado no projeto. No novo grupo, surgiu a ideia de juntar o parque com a neurociência e a psicologia, e assim o projeto final”, conta ele, feliz com o resultado.

Já sobre o projeto, Cauã Florentin, 16, integrante da equipe vencedora, explica que o parque temático é baseado em estudos da neurociência de modo a ser mais imersivo, além de auxiliar estudos sobre a mente humana e sua interação comportamental.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“A ligação com essas duas áreas acontece por meio do uso de estímulos que incentivam a mente, procurando gerar um comportamento ou uma ação que consiga completar uma determinada tarefa”, pontua.

O parque, construído no padrão Minecraft, funciona com algumas atrações especiais como o Escape e o Hunt the Ghost. No primeiro, um grupo de 3 a 5 pessoas entra em uma caverna e o objetivo é sair dela. Para isso, é necessário sentir o ambiente. O segundo jogo é uma espécie de tiro ao alvo, só que com um holograma que faz sons de fantasma e o participante deve ficar com uma venda.

Para Malu Cortez, 16, estudante que teve a ideia de utilizar a temática voltada para a neurociência e a psicologia comportamental, o grupo se esforçou muito e tinha uma perspectiva de um bom resultado.

“Convidei os meninos para participarmos juntos do concurso, já que a ideia era maravilhosa e seria uma oportunidade única para nós. No processo, tivemos a ajuda da coordenadora Raíza, que nos aconselhou muito e esteve presente em todas as etapas do projeto, além do apoio da correção de outros professores de inglês, antes de enviarmos o trabalho final. Esse suporte foi muito necessário para nós termos um resultado positivo”, enfatiza.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A viagem está prevista para 2024, em data ainda a ser divulgada, mas os estudantes já estão ansiosos e curiosos por tudo o que viverão nesta experiência. “Me sinto muito feliz pela aprovação, e animado pela viagem”, conclui Marco.

Notícias relacionadas

Mundo

A agência espacial norte-americana, Nasa, definiu 2035 como a data para levar humanos a Marte. A estratégia de 10 anos definida pelo programa Artemis...

Internacional

A agência espacial norte-americana, Nasa, definiu 2035 como a data para levar humanos a Marte. A estratégia de 10 anos definida pelo programa Artemis...

Internacional

A cápsula problemática da Boeing, Starliner, que deixou dois astronautas “presos” na Estação Espacial Internacional (ISS), voltou à Terra neste sábado (7), pousando no...

Cidades

Marte pode ter água escondida entre rochas subterrâneas o suficiente para formar um “oceano global” abaixo do planeta, segundo uma pesquisa divulgada na revista...

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile