Por conta da Data FIFA, a Série A e Série B do Brasileirão serão paralisados por aproximadamente duas semanas. Entenda o motivo.
Mas, antes de tudo, o que é exatamente a Data FIFA? Esse é um período pré-determinado no calendário internacional de futebol, estabelecido pela FIFA. Durante esses dias, as seleções nacionais têm a oportunidade de convocar seus jogadores para representar seus países em partidas oficiais. Neste caso, vão acontecer competições europeias e amistosos entre seleções de outros continentes.
A seleção brasileira, por exemplo, vai entrar em campo em duas ocasiões. Contra a Guiné, no sábado (17), às 16h00, e na segunda-feira (20), contra o Senegal, também às 16h00.
A paralisação causada pela data FIFA traz consigo algumas consequências para os clubes brasileiros. Como muitos jogadores de destaque atuam em seleções nacionais, eles são convocados para esses compromissos internacionais e, portanto, ficam indisponíveis para seus clubes durante esse período.
Na Série A do Brasileirão, é comum que diversos times percam jogadores importantes convocados para suas seleções. Isso poderia causar uma desestruturação nas equipes, por isso, entende-se que é melhor a pausa nos campeonatos para os clubes não serem prejudicados com ausência de peças importantes.
Na Série B, segunda divisão do Campeonato Brasileiro, também será paralisada. Embora seja raro um jogador ser convocado para uma seleção nesta divisão, a competição também terá uma pausa. A Série C e Série D seguem seu fluxo normal.
A paralisação durará cerca de 13 dias. Durante esse período, os clubes aproveitam para trabalhar nos treinamentos, recuperar jogadores lesionados e ajustar suas estratégias para o restante da temporada.
Para o ABC, que está na parte de baixo na tabela em seu campeonato, esta é uma oportunidade para melhorar as suas táticas e deixar de uma vez a lanterna da competição.
O Alvinegro de Natal volta à campo apenas no domingo da outra semana, no dia 25. Nesta ocasião, encarará o Mirassol-SP, fora de casa, às 11h00.