O ex-presidente dos Estados Unidos e empresário, Donald Trump, deve se apresentar à justiça, na tarde desta terça-feira (13), por guardar ilegalmente documentos confidenciais da Casa Branca e mantê-los escondidos das autoridades. As informações são da Associated Press.
Leia as últimas notícias no portal Ponta Negra News
Segundo a acusação, Trump armazenou documentos que faziam menção a, por exemplo, um “plano de ataque” do Pentágono, programas nucleares, capacidades de defesa e armamentos utilizados pelos governos americanos e estrangeiros.
Nesta 2ª, o ex-presidente utilizou sua rede social, a Truth Social, conspirando, em letras garrafais, contra o que ele chama de “esquerda radical”. “ESPERO QUE TODO O PAÍS ESTEJA OBSERVANDO O QUE OS LUNÁTICOS DE ESQUERDA RADICAL ESTÃO FAZENDO PARA A AMÉRICA”. O ex-presidente ainda faz menções a China e Cuba.
Quando foi indiciado, Trump também comunicou a decisão da Justiça pela mesma plataforma, tecendo acusações ao presidente Joe Biden: “o corrupto Governo Biden informou meus advogados que fui indiciado, aparentemente devido à Farsa das Caixas”, em referência aos documentos confidenciais armazenados em sua residência em Mar-a-Lago depois do fim de seu mandato.
É a segunda vez que Trump foi acusado pela Justiça neste ano. Em abril, o promotor de Manhattan apontou 34 acusações de falsificação de negócios. Trump também havia sido indiciado por efetuar pagamentos, na véspera das eleições, pelo silêncio de uma estrela pornô que afirmou ter tido um caso com ele. Ele é o primeiro ex-presidente da história dos EUA a responder criminalmente.
O empresário disputa a candidatura à presidência pelo Partido Republicano, e, por enquanto, está com vantagem ampla sob os demais candidatos.
SBT News