Com uma programação extensa e diversificada, a Prefeitura oferece e apoia inúmeras festas e eventos de São João que serão realizados até o início do mês de julho. Ao todo, são 40 arraiás de rua, 35 quadrilhas juninas e 36 shows com música regional e nacional.
A programação é realizada desde o final do mês de maio através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e à Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte); além da Prefeitura de Natal, com apoio do Sesc, que realizam este ano arraiás em todas as regiões da cidade.
O secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, explica a importância dos festejos nesta época. “O São João da Prefeitura do Natal tem uma característica de agregar a diversidade cultural e musical, que vai do forró eletrônico, piseiro até o forró sertanejo. E é bom destacar: todos com eventos gratuitos para a população”.
Já nesta sexta-feira (16) e no sábado (17), o bairro de Cidade da Esperança recebe com apoio da Prefeitura Municipal o Arraiá Rei do Baião, animado por shows de Pedro Lucas e Banda, Balaio de Gato, Deusa do Forró, Ferro na Boneca, entre outras atrações musicais e apresentações de quadrilhas juninas.
Através da Lei Djalma Maranhão, de apoio à cultura, Natal já realizou no sábado passado (10) o Sol João, com um pranchão que percorreu a orla da Praia do Meio e Artistas, arrastando grande público com a tradicional banda Cavaleiros do Forró e Giannini Alencar, além de DJs. O público aprovou a iniciativa, principalmente por valorizar atrações locais.
Outro evento de destaque já realizado foi o Ahayá de Rua, sucesso em Potilândia, onde um grande público curtiu muito forró e baião, além de ter arrecadado centenas de doações de alimentos não perecíveis. Durante o mês, mais festas serão realizadas através da lei. Como o Arraiá do Outro Par, em Ponta Negra, já neste final de semana, e o Arraiá Natá no bairro de Petrópolis, no fim do mês.
A seleção pública da parceria entre a Funcarte e a Secult também tem uma gama de eventos para o público natalense, com 40 arraiás selecionados. O popular São João do Povo, realizado no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, começou nesta quinta-feira (15) e vai até o domingo (18), sendo quatro noites de muita música e festa para o bairro e toda a Zona Norte.
O Espaço Cultural Ruy Pereira, no bairro de Cidade Alta, receberá música ao vivo em todos os finais de semana do período, assim como já aconteceu, com artistas e bandas locais e a presença de marchinhas juninas.
Em Vila de Ponta Negra, os moradores poderão aproveitar o Fuxico de Feira e Cortejo Junino com Orquestra Terra do Sol, num evento que contará com o apoio da Prefeitura. O Beco da Lama é outro espaço que terá atrações de São João com o apoio da Prefeitura, realizadas em frente aos mais tradicionais bares do local durante este mês de junho.
Leia também: Fest Bossa & Jazz vai acontecer gratuitamente em Pipa e São Miguel do Gostoso
Artistas locais
Para fazer a festa e a alegria do público durante as comemorações do São João, a Prefeitura de Natal conta com a participação de dezenas de artistas e bandas locais. Uma parceria que fomenta a cultura da cidade, dando chance de exposição para os talentos natalenses.
Ainda no mês de maio, a Secretaria de Cultura lançou o edital de seleção pública para quadrilhas juninas e bandas de forró regional que farão parte da programação oficial da Prefeitura Municipal. O edital garantiu o credenciamento de grupos de forró tradicional, bandas de até cinco componentes e de demais modalidades regionais, como o Forró Pé de Serra.
Os artistas selecionados marcarão presença no São João de Natal, entre os dias 20 e 25 de junho, na área externa da Arena das Dunas. O contrato tem vigência até dezembro de 2024 e permitirá que os artistas selecionados para a festa participem de ações culturais da Prefeitura durante todo o período.
A programação completa do São João de Natal está disponível no site oficial da Prefeitura de Natal (www.natal.rn.gov.br), bem como em suas redes sociais.