Termina nesta quinta-feira (29) a festa de São Pedro, padroeiro do bairro Alecrim, em Natal. Os festejos religiosos começaram no dia 19 com programação diversificada. Neste ano, a festa tem como tema “Com São Pedro Apóstolo, somos discípulos e missionários gerados novamente para uma viva esperança!”.
Nesta quarta-feira (29), encerramento dos festejos, a programação começou às 6h30 e termina com missa solene às 18h30 com o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.
Confira:
16h – Missa e bênção das chaves
17h30 – Recitação do terço de São Pedro
18h30 – missa solene, presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.
História de São Pedro
A solenidade de são Pedro e de são Paulo é uma das mais antigas da Igreja, sendo anterior até mesmo à comemoração do Natal. Já no século IV havia a tradição de, neste dia, celebrar três missas: a primeira na basílica de São Pedro, no Vaticano; a segunda na basílica de São Paulo Fora dos Muros e a terceira nas catacumbas de São Sebastião, onde as relíquias dos apóstolos ficaram escondidas para fugir da profanação nos tempos difíceis.
E mais: depois da Virgem Santíssima e de são João Batista, Pedro e Paulo são os santos que têm mais datas comemorativas no ano litúrgico. Além do tradicional 29 de junho, há: 25 de janeiro, quando celebramos a conversão de São Paulo; 22 de fevereiro, quando temos a festa da cátedra de São Pedro; e 18 de novembro, reservado à dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo.