A primeira conexão direta que liga a região Norte do Brasil ao Rio Grande do Norte foi celebrada com entusiasmo e uma recepção especial aos passageiros. O voo inaugural, ligando paraenses e potiguares, pousou pela primeira vez na manhã deste domingo (02), trazendo consigo 174 passageiros. Essa iniciativa é mais um esforço do Governo do RN, através da Secretaria de Turismo do RN e da Empresa Potiguar de Promoção Turística, em parceria com a Azul Linhas Aéreas, para impulsionar o turismo na região.
Os voos têm duração de duas horas e meia e partem de Natal com destino a Belém, todos os sábados às 23h50, retornando de Belém para Natal aos domingos, às 03h35. “Essa é uma adição significativa à malha aérea do Rio Grande do Norte. Uma conexão com a região Norte era um desejo antigo daqueles que trabalham no setor turístico. Isso é resultado de um trabalho contínuo e estratégico de articulação com as companhias aéreas”, explica a secretária de Turismo do RN, Aninha Costa.
Os passageiros do voo inaugural receberam uma recepção especial preparada pelo Governo do RN, em colaboração com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur/RN) e a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), em parceria com a Fundação José Augusto e a Solar, a segunda maior engarrafadora de Coca-Cola no Brasil.
O Governo do RN busca estimular o turismo por meio de ações concretas de incentivo, como a política de redução do QAV (Querosene de Aviação) para as companhias aéreas, que foi um dos principais fatores responsáveis pela concretização dessa nova conexão.
De acordo com dados do Sírio, o sistema de inteligência turística, em 2022 o Rio Grande do Norte registrou um aumento de 81,5% no número de turistas provenientes do Pará, em comparação com o ano de 2021. Se comparado com 2019, o aumento foi de 72%. Esses números refletem a efetividade dos esforços em promover o turismo no estado e fortalecem a importância dessa nova conexão direta entre a região Norte e o Rio Grande do Norte.
Secretária de turismo, Aninha Costa, fala sobre essa nova parceria em prol do turismo do Estado e como movimentará a economia do RN. Confira: