Brasil

Balão pode ser causa de incêndio em Parque Estadual no Rio de Janeiro

Pedra do Quilombo | Parque Estadual da Pedra Branca | Foto: Felipe Tubarão.

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Estadual da Pedra Branca, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 22h50 de sábado (8) e mobilizou equipes da base no bairro de Realengo para conter as chamas.

O trabalho de contenção durou quase três horas, devido à extensão da área atingida pelo fogo. Somente por volta da 1h45 da madrugada deste domingo (9), os bombeiros conseguiram controlar completamente as chamas, evitando que o incêndio se alastrasse ainda mais.

As autoridades estão realizando uma perícia para investigar as possíveis causas do incêndio na vegetação do parque. Uma das hipóteses consideradas é a de que um balão tenha sido responsável pelo início das chamas. Essa prática, embora frequente nesta época do ano devido às festas juninas e julinas, é considerada um crime ambiental, devido aos riscos de incêndio que representa.

A legislação brasileira prevê penalidades para quem soltar balões, variando de um a três anos de detenção, além de multa. Esse período do ano também é propício para ocorrências de queimadas na vegetação, devido ao clima mais seco, que favorece a propagação do fogo.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

As autoridades competentes alertam para a importância de conscientização e cuidado durante as festividades e reforçam a necessidade de evitar práticas ilegais que possam causar incêndios, prejudicando o meio ambiente e colocando em risco a segurança de pessoas e animais. Medidas preventivas, como a proibição do uso de fogos de artifício em áreas de vegetação, são essenciais para minimizar os impactos negativos desse tipo de incidente.

O Parque Estadual da Pedra Branca é uma importante reserva ambiental do Rio de Janeiro, conhecida por sua rica biodiversidade e pela presença de trilhas e cachoeiras. A ocorrência de incêndios na região representa uma ameaça não apenas à flora e fauna locais, mas também ao equilíbrio ambiental e à qualidade de vida da população. A conscientização e ações preventivas são fundamentais para preservar e proteger esse patrimônio natural.

Fonte: Agência Brasil

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Esportes

O médico Celso Barros morreu nesse sábado (15), no Rio de Janeiro, após sofrer um infarto. Primeiramente, a notícia gerou forte comoção no meio...

Polícia

O caso de Fraudes na Caixa voltou a ganhar destaque após uma operação da Polícia Federal realizada nessa sexta-feira (14), em Campos dos Goytacazes,...

Cultura

“Benção, mãe. Benção, pai.” Com essa saudação à ancestralidade, a escritora Ana Maria Gonçalves tomou posse, na sexta-feira (7), na cadeira número 33 da...

Política

Manifestantes se reuniram na Avenida Salgado Filho, em Natal, na tarde desta quinta-feira (6) para demonstrar apoio às polícias militares e às forças de...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile