Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet, vão se reunir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nesta terça-feira (11), para discutir a Reforma Tributária e outros assuntos de interesse do governo e que estão sob análise dos senadores.
O encontro foi marcado para as 11h, na residência oficial do Senado, e foi pedido por Haddad. Como Tebet passou oito anos no Senado e conhece muito bem a casa, a expectativa é para que ela divida a articulação da proposta com o chefe da equipe econômica.
Pacheco já se dedica a conversas sobre o assunto desde que o texto passou pelo plenário da Câmara. Nesta segunda, ele se reuniu com o relator do texto na casa, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Há expectativa para que no encontro com os ministros possa sair uma definição de quem será o relator no Senado. Entre os cotados, o nome de Eduardo Braga (MDB-AM) é considerado por senadores como um dos mais fortes.
A tramitação começa pela Comissão de Constituição e Justiça e há pressão de senadores para que o texto passe também pela Comissão de Assuntos Econômicos. As chances disso ocorrer, no entanto, são consideradas baixas. A ideia dos governistas é ter a reforma aprovada entre setembro e outubro e que a passagem por mais um colegiado poderia tornar o plano arriscado.
A reunião de Tebet e Haddad também pode entrar em temas como o projeto de lei do Carf, que também foi aprovado pela Câmara na semana passada e está no Senado, e o texto que vai ser enviado em substituição aos decretos do saneamento editados pelo governo.
O Senado aguarda esse projeto de lei para amanhã e se o governo não apresentar, a casa se prepara para votar a derrubada dos decretos, o que seria uma derrota significativa para o Planalto.
SBT News