Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Semurb notifica 76 residências com ligações clandestinas de efluentes em Mãe Luiza

Foto: Divulgãção/Semurb

A equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) está atuando no monitoramento e combate a ligações clandestinas de efluentes domésticos na rede pública de drenagem no bairro de Mãe Luiza, na zona Leste. Ao todo, foram 76 residências notificadas nas Ruas Guanabara, Atalaia, Saquarema e Camaragibe, bem como nas travessas e becos adjacentes a essas vias.

A operação começou na última quarta-feira (19) e foi finalizada nesta sexta-feira (21). Nesta etapa, a fiscalização ambiental visitou quatro ruas no bairro para identificar e notificar os proprietários de imóveis, que faziam o descarte irregular de efluentes para a via pública.

Durante as vistorias, foram observados alguns problemas de operação nos sistemas da rede pública de drenagem de águas pluviais, operado pela Prefeitura e na Rede Pública de Coleta de Esgotos, operada pela CAERN. Entre eles ligações clandestinas de esgoto na drenagem, em face do desconhecimento da comunidade acerca da diferença e objetivo de cada uma das estruturas de saneamento.

“Alguns moradores relataram que fizeram por conta própria a ligação, e em muitos casos na rede de drenagem e não na rede de esgotos”, comenta o supervisor de fiscalização ambiental. Gustavo Szilagyi.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Também foi observado pelos fiscais que muitas das bocas de lobo, parte integrante do sistema público de drenagem, encontram-se sujas com lixo, o que pode resultar na obstrução do sistema durante as chuvas.

“Essa demanda será encaminhada para URBANA e SEINFRA para providências quanto à manutenção e limpeza da rede de drenagem do bairro. E por fim, na rede pública de coleta de esgotos, a principal observação foi a ocorrência de extravasamentos, resultado da falta de manutenção e entupimento da rede em pontos críticos”, acrescenta Szilagyi.

Foi dado prazo para que os moradores notificados busquem a Caern para regularizar a situação, sob pena de autuação e tamponamento das tubulações irregulares.

A ação resulta de um cumprimento à Ordem Judicial n° 0825478-21.2016.8.20.5001. A equipe é composta por 19 servidores da secretaria, sendo 12 fiscais ambientais, cinco agentes socioambientais e dois motoristas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) informou na manhã desta terça-feira (12) que devido a problemas técnicos, houve uma interrupção temporária no...

Política

O Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Thiago Mesquita, deve deixar a pasta em março para concorrer às eleições municipais.  Em conversa com...

Polícia

Durante incursão no bairro de Mãe Luiza, Zona Leste de Natal, na sexta-feira (26), policiais militares da Força Tática do 1° BPM prenderam um...

Polícia

Leandro Silva Lucas Francisco, de 27 anos, foi recapturado na manhã deste sábado (16), na rua João XXIII, no bairro Mãe Luiza, Zona Leste...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO