Cidades

Produção científica no Brasil teve a maior queda entre 23 países em 2022

Foto: Reprodução/ Divulgação

O ano de 2022 foi marcado por um crescimento expressivo na produção científica mundial, com um aumento de 6,1% em relação ao ano anterior. No entanto, um relatório divulgado nesta segunda-feira (24) pela Elsevier-Bori revelou que 23 países, incluindo o Brasil, tiveram uma redução no número de artigos científicos publicados nesse período. É a primeira vez que o país registra tal queda desde que os dados começaram a ser tabulados em 1996.

Segundo o relatório, 2022 se tornou o ano com o maior número de países enfrentando uma diminuição na produção científica em toda a história, superando o recorde anterior de 2002, quando 20 países observaram uma redução nos artigos científicos publicados em relação ao ano anterior.

Os dados compilados pela Elsevier-Bori têm como base a Scopus/Elsevier, e para as análises, a ferramenta analítica SciVal/Elsevier foi utilizada. O relatório examinou todos os países que publicaram mais de 10 mil artigos científicos em 2021, totalizando 51 países.

De acordo com o documento, o Brasil registrou uma diminuição de 7,4% na sua produção científica em 2022 em comparação com o ano anterior. Essa queda é similar à observada na Ucrânia, país que enfrenta um cenário de guerra. Ambos países sofreram as maiores perdas na produção científica entre as nações analisadas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Para Carlos Henrique de Brito Cruz, Vice-presidente Sênior de redes de Pesquisa da Elsevier, a pandemia é um dos motivos para a diminuição no número de artigos científicos. “É muito provável que o decréscimo no último período se deva, em boa parte, aos efeitos da pandemia, especialmente considerando-se o número de países afetados”.

O relatório também revelou que, no Brasil, todas as instituições de pesquisa, exceto a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tiveram uma redução significativa na produção científica em 2022 em comparação a 2021. A análise incluiu 35 instituições de pesquisa do país que publicaram mais de mil artigos científicos em 2021.

Além disso, o estudo aponta que as Ciências Agrárias, uma área de extrema importância para o Brasil, sofreu uma diminuição ainda maior na produção científica, com uma queda de 13,7% no número de artigos publicados de 2021 para 2022.

Por outro lado, países como China e Índia apresentaram um crescimento significativo na produção científica em 2022, com um aumento em torno de 20% em relação a 2021. A Índia, inclusive, ultrapassou o Reino Unido pela primeira vez, assumindo o posto de terceiro país com maior número de publicações no mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

*Com informações do SBT News

Notícias relacionadas

Esportes

Rafael Matos e Marcelo Melo conquistaram, neste domingo (6), uma importante vitória que garantiu a vaga do Brasil em Wimbledon quartas de final nas...

Esportes

A seleção brasileira brilhou neste domingo (6) durante a etapa de Astana da Copa do Mundo de boxe, no Cazaquistão. Os pugilistas do país...

Brasil

Nos últimos 25 anos, o preço da energia elétrica aumentou quase 1.300% no Brasil, isto é, mais de 14 vezes, de acordo com levantamento...

Esportes

Alison dos Santos brilhou novamente no Hayward Field, nos Estados Unidos, e venceu sua primeira etapa na temporada 2025 da Diamond League. O brasileiro...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile