Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Polícia

Governo regulamenta a Deicor e institui delegacias de Repressão a Facções Criminosas e ao Crime Organizado e

Foto: Polícia Civil/RN

O Governo do Estado emitiu decreto que regulamenta a  Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), de acordo com o que prevê a  Lei Orgânica e Estatuto da Polícia Civil do Rio Grande do Norte. A instituição será diretamente ligada à Delegacia-Geral da PCRN.

A Deicor contará com três delegacias especializadas subordinadas: Repressão a Roubos e Furtos contra Instituições Bancárias e Empresas de Transporte de Valores (DRFB), Repressão às Facções Criminosas (DEFAC) e Repressão ao Crime Organizado (DRACO).

A Divisão  terá competência para desenvolver ações de investigações voltadas, especificamente, para o combate às organizações criminosas, levantando informações para o planejamento estratégico da ação policial, a partir de dados coletados pelo Setor de Inteligência, além de instaurar e presidir inquéritos policiais.

Segundo o decreto nº 32.861/2023, a Deicor promoverá o intercâmbio de informações com as unidades descentralizadas e outras instituições congêneres, policiais ou não, no interesse do processo de investigação criminal qualificada.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (1º), a Deicor atuará em conjunto com o Departamento de Inteligência Policial e com outros departamentos que tenham atuação investigativa, para a criação de um banco de dados de suspeitos/investigados envolvidos em crimes correlatos às áreas de atuação das delegacias que lhe são subordinadas, bem como elaborará propostas de parceria intermediadas pelo Delegado-Geral de Polícia Civil com outros poderes, órgãos públicos e privados, nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Para a governadora Fátima Bezerra, ao regulamentar a Deicor e criar essas delegacias especializadas, o Governo do Estado amplia o alcance de uma política pública de aparelhamento das forças de segurança, que transcende os investimentos que vêm sendo realizados. “Faz parte de um processo de modernização necessária da estrutura administrativa, oferecendo à nossa Polícia Civil mais condições para lidar com o crime organizado de uma forma geral. Algo que desde o início da nossa gestão estamos em constante diálogo com a Secretaria de Segurança Pública e Delegacia-Geral de Polícia Civil. Isso vai otimizar e muito o trabalho dos nossos policiais”, afirma a governadora.

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu, nesta quinta-feira (8), dois homens suspeitos de roubo em Mossoró. Dessa forma, a corporação deu...

Rio Grande do Norte

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte controlou um incêndio residencial em Apodi, na região Oeste do Estado, na manhã desta...

Rio Grande do Norte

O resgate em São Francisco do Oeste mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte na madrugada desta terça-feira (6). Além...

Cidades

A prevenção de afogamentos ganha ainda mais importância com a chegada do verão, período marcado por altas temperaturas, férias escolares e maior frequência em...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO