Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

RN registra aumento de 19% no número de estupros e mais de 6.500 casos de violência contra a mulher em 2023

Foto ilusustrativa por Marcos Santos/ USP

O Estado do Rio Grande do Norte registrou um aumento no número de estupros de 1 de  janeiro a 30 de junho deste ano.  Foram registrados 87 casos estupros em mulheres, em 2023 contra  73 casos em 2022. O número de estupros de venerável também cresceu e passou  de 117 em 2022 para 155 em 2023.

No mesmo período foram registradas 6.507 denúncias de casos de violência contra a mulher. Os dados foram apurados pelo Portal Ponta Negra News junto a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESED), e apontaram um aumento de 31,7% no número de denúncias de violência contras a mulher  em relação ao mesmo período do ano passado.

Ainda segundo os dados, o crime  de ameaça lidera com 2.416 denúncias. Já para o crime de lesão corporal foram registradas 1.568 denúncias, seguido de descumprimento de medida protetiva que foram 524 casos registrados.

O mês de agosto é o mês de combate a violência contra a mulher. Há um ano o governo feral sancionou a lei da lei 14.448/2022, que cria o “Agosto Lilás”, que institui o mês de agosto como mês de combate a violência contra a mulher. A lei também garante a segurança e proteção da mulher brasileira vítima de violência doméstica.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Para tentar combater essa violência o Estado vem propondo uma séria de ações, e já institui 12 Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher, um  plantão que funciona 24h por dia, e uma delegacia virtual. s

Além disso, a lei !Sinal vermelho” onde com um   X vermelho na mão indica um sinal de alerta contra agressões a mulher, também entrou em vigor o ano passado.

A letra X escrita na mão da mulher, de preferência na cor vermelha, funciona como um sinal de denúncia de forma silenciosa e discreta de situação de violência. A ideia é de quem perceber esse sinal na mão de uma mulher que procure a polícia para identificar o agressor.

A medida já conta com o apoio de mais de 10 mil farmácias pelo país e recentemente recebeu a adesão formal do Banco do Brasil.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Lembrando que as mulheres que se sentirem ameaçadas e  queiram denunciar, podem acionar a polícia através do Dique Denúncia pelo número 181,  190, ou através da Delegacia Virtual pelo número 180. O cidadão que se deparar com cenas de agressão também pode acionar a polícia através dos canais.

Por Diassis Oliveira

Notícias relacionadas

Economia

O preço do botijão do gás de cozinha deve subir, em média, R$ 5 no Rio Grande do Norte, de acordo com o Sindicato...

Polícia

Uma mulher de 61 anos foi assassinada praticamente na porta de casa no conjunto Dom Pedro, bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal (RN), na...

Brasil

O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, anunciou o início do alistamento militar feminino voluntário nesta quarta-feira (28), medida inédita nas Forças Armadas. O...

Mulher S/A

Natural da capital potiguar, Márcia Freitas, esteticista, viu no mercado da beleza o caminho para grandes oportunidades. Márcia tinha apenas 14 anos quando começou...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO