Cidades

RN registra aumento de 19% no número de estupros e mais de 6.500 casos de violência contra a mulher em 2023

Foto ilusustrativa por Marcos Santos/ USP

O Estado do Rio Grande do Norte registrou um aumento no número de estupros de 1 de  janeiro a 30 de junho deste ano.  Foram registrados 87 casos estupros em mulheres, em 2023 contra  73 casos em 2022. O número de estupros de venerável também cresceu e passou  de 117 em 2022 para 155 em 2023.

No mesmo período foram registradas 6.507 denúncias de casos de violência contra a mulher. Os dados foram apurados pelo Portal Ponta Negra News junto a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESED), e apontaram um aumento de 31,7% no número de denúncias de violência contras a mulher  em relação ao mesmo período do ano passado.

Ainda segundo os dados, o crime  de ameaça lidera com 2.416 denúncias. Já para o crime de lesão corporal foram registradas 1.568 denúncias, seguido de descumprimento de medida protetiva que foram 524 casos registrados.

O mês de agosto é o mês de combate a violência contra a mulher. Há um ano o governo feral sancionou a lei da lei 14.448/2022, que cria o “Agosto Lilás”, que institui o mês de agosto como mês de combate a violência contra a mulher. A lei também garante a segurança e proteção da mulher brasileira vítima de violência doméstica.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Para tentar combater essa violência o Estado vem propondo uma séria de ações, e já institui 12 Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher, um  plantão que funciona 24h por dia, e uma delegacia virtual. s

Além disso, a lei !Sinal vermelho” onde com um   X vermelho na mão indica um sinal de alerta contra agressões a mulher, também entrou em vigor o ano passado.

A letra X escrita na mão da mulher, de preferência na cor vermelha, funciona como um sinal de denúncia de forma silenciosa e discreta de situação de violência. A ideia é de quem perceber esse sinal na mão de uma mulher que procure a polícia para identificar o agressor.

A medida já conta com o apoio de mais de 10 mil farmácias pelo país e recentemente recebeu a adesão formal do Banco do Brasil.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Lembrando que as mulheres que se sentirem ameaçadas e  queiram denunciar, podem acionar a polícia através do Dique Denúncia pelo número 181,  190, ou através da Delegacia Virtual pelo número 180. O cidadão que se deparar com cenas de agressão também pode acionar a polícia através dos canais.

Por Diassis Oliveira

Notícias relacionadas

Justiça

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte registrou aumento de produtividade em 2025 em relação a 2024. Foram realizados...

Economia

O café foi o produto que mais aumentou de preço na cesta básica em 2025 e deve continuar caro em 2026, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria...

Polícia

Cinco pessoas da mesma família foram baleadas dentro de uma residência no bairro Bosque das Colinas, no município de São José de Mipibu, na...

Polícia

O Brasil registrou 84.760 pessoas desaparecidas em 2025, alta de 4,12% em relação a 2024, segundo dados fornecidos pelo Distrito Federal e por estados ao Sistema...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile