A secretária de Segurança do município de Natal, Sheila Freitas, esteve no programa Mulheres Extraordinárias para falar sobre o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres.
De acordo com a secretária, é durante o mês de agosto que o número de denúncias contra violência doméstica mais cresce no município.
“Muitas mulheres não sabem que sofrem violência doméstica. Elas acham que só existe a violência física, quando na verdade existem as violências moral, psicológica, financeira e sexual”, esclareceu ela.
Por isso, as campanhas de conscientização são de grande importância, pois ajudam as mulheres a identificar que estão sofrendo violência e consegue denunciar.
Em Natal, as denúncias de violência doméstica podem ser feitas presencialmente nas Delegacias da Mulher, no bairro Candelária, no bairro Potengi ou no Fórum Varela Barca. Tendo este último atendimento 24h, incluindo aos finais de semana e feriados. Ainda é possível fazer denúncia por telefone, através do número 180.
A secretária deixou claro que existem políticas públicas de assistência, como moradia e psicólogos, para mulheres e seus dependentes que correm risco de vida.
Assista à entrevista: