O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou que o mundo está vivendo uma ameaça de guerra nuclear. Isso porque, além dos armamentos serem produzidos por diversos países, governos como Rússia e Coreia do Norte continuam fazendo ameaças públicas de utilizar mísseis nucleares.
Leia as últimas notícias do mundo no portal Ponta Negra News
“A sombra nuclear que pairava sobre a Guerra Fria ressurgiu. E alguns países estão sacudindo imprudentemente o poder nuclear mais uma vez, ameaçando usar essas ferramentas de aniquilação. Diante dessas ameaças, a comunidade global deve falar como uma só. Qualquer uso de armas nucleares é inaceitável”, disse Guterres.
A declaração foi lida durante a Cerimônia Memorial da Paz, no domingo (6), quando o lançamento da bomba atômica em Hiroshima, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial, completou 78 anos. Guterres pediu aos sobreviventes que mantenham viva a memória do ataque e as lições que a humanidade deve aprender para um futuro de paz.
“A eliminação das armas nucleares continua a ser a maior prioridade das Nações Unidas em matéria de desarmamento. Não descansaremos enquanto a sombra nuclear não for levantada de uma vez por todas. Chega de Hiroshimas. Chega de Nagasakis. O desarmamento não é um sonho utópico. O desarmamento é o único caminho para um mundo mais seguro e protegido para todos”, afirmou Guterres.
*Com informações do SBT News