A Fragata “Liberal”, da Marinha do Brasil (MB), estará atracada no Porto de Natal (RN), a partir desta sexta-feira (11) até a segunda-feira (14). No domingo (13), das 13h30 às 16h30, o navio estará aberto à visitação pública, limitada à distribuição de senha. As senhas serão distribuídas até as 15h45.
O navio de guerra, construído nos estaleiros da Vosper Thornycroft, na Inglaterra, foi incorporado à Marinha em 18 de novembro de 1978. Sua missão básica é “conduzir ações da guerra naval, a fim de contribuir para o controle de áreas marítimas, a negação de uso do mar ao inimigo, a projeção de poder sobre terra e dissuasão”. O Navio é subordinado ao Comando do Primeiro Esquadrão de Escolta (ComEsqdE-1) e tem sede na cidade de Niterói-RJ.
Ao longo de mais de 40 anos de serviço, a Fragata “Liberal” realizou inúmeras comissões com navios da MB e marinhas amigas, além de ter operado em conjunto com as demais forças singulares e forças internacionais.
O Navio iniciou no domingo (6) a Operação “Guinex” III, que visa promover a interoperabilidade com as Marinhas e Guardas Costeiras de países do Golfo da Guiné por meio de realização de exercícios no mar e no porto, representando o Brasil no Atlântico Sul. A Operação se estenderá até outubro e terá a cidade de Natal-RN como primeiro porto logístico.