Tecnologia

Rede social X, antigo Twitter, inicia pagamentos a usuários por engajamento

Foto: Cedida/Portal SBT News

A remuneração pelo engajamento gerado na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, já está sendo realizada para as contas verificadas. Os primeiros pagamentos foram efetuados na semana passada.

Em julho, Elon Musk, proprietário da plataforma, anunciou planos para monetizar os criadores de conteúdo. Contudo, somente os usuários com a inscrição do serviço X Premium – antes chamado de Twitter Blue – estão habilitados a receber a remuneração. A assinatura deste serviço tem um custo de R$ 440 por ano, equivalente a cerca de R$ 36 mensais.

Para ser elegível à remuneração, os usuários precisam cumprir três critérios: acumular pelo menos 5 milhões de visualizações em suas postagens nos últimos três meses, ter um valor mínimo de US$ 10 a receber e contar com no mínimo 500 seguidores.

Na última 6ª feira (11.ago), houve uma flexibilização nas regras de monetização, já que anteriormente era necessário obter 15 milhões de visualizações e pelo menos US$ 50 para receber pagamentos.

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“Reduzimos o limite para qualificação no compartilhamento de receitas de anúncios de 15 milhões para 5 milhões de visualizações nos últimos 3 meses. Também diminuímos o valor mínimo de pagamento de US$ 50 para US$ 10. Assine o Premium para acessar”, compartilhou a empresa.

Elon Musk não esclareceu detalhadamente o cálculo por trás da remuneração. De acordo com o bilionário, a métrica não é baseada somente no número de visualizações das publicações, mas também no volume de anúncios exibidos para outros usuários verificados.

O programa de remuneração no X possibilita que os usuários sejam pagos de acordo com o número de visualizações alcançadas pelos anúncios exibidos em resposta ao conteúdo que publicam. A empresa segue um cronograma determinado para efetuar esses pagamentos. Além de serem assinantes pagos, os usuários precisam se inscrever no programa de pagamentos para participar.

Os primeiros pagamentos foram processados na primeira semana de agosto. Em duas mensagens publicadas, a empresa explicou o atraso nos pagamentos, alegando que “o número de inscrições para compartilhamento de receitas de anúncios ultrapassou as expectativas”.

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No mesmo comunicado de 4 de agosto, a rede informou que precisava de “um pouco mais de tempo para revisar tudo”. Os pagamentos começaram três dias depois.

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