Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Obras de Oiticica devem ser concluídas até o final de 2023

Foto: Paulo Araújo

As obras do Complexo Oiticica, devem ser concluídas no primeiro trimestre de 2023. A informação foi confirmada nesta terça-feira (22) pela Governadora Fátima Bezerra junto com o  ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que cumpriu agenda no Estado.

O prazo para conclusão é até o final do primeiro semestre de 2023. “Para tanto, os esforços estão em curso”, pontuou a governadora ao ressaltar o empenho dos governos estadual e federal.

O projeto que incluem a barragem, a comunidade Nova Barra de Santana e as agrovilas foram iniciadas em 2013. A comunidade e uma das agrovilas já foram entregues.

“Faz um ano que nos mudamos para essa comunidade bonita e acolhedora, bem diferente da que tínhamos, que não era saneada, não tinha nada planejado. Estamos recomeçando nossas vidas”, avaliou Rosário Medeiros, agente comunitária de saúde e representante do Movimento dos Atingidos e Atingidas pela Barragem.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Faltam duas outras vilas para abrigar as famílias que estão na área inundável, a construção da estrada de acesso e o fechamento da parede da barragem.
Quando estiver concluída, Oiticica terá capacidade para 590 milhões de metros cúbicos de água doce. Será a terceira maior do RN, atrás apenas da Armando Ribeiro e da Barragem Santa Cruz, em Apodi.

Passagem das Traíras e Projeto Seridó

À tarde, o ministro Waldez Góes e a chefe do executivo estadual sobrevoam a Passagem das Traíras e o Projeto Seridó.

O Projeto Seridó tem como principal objetivo garantir a segurança hídrica dos municípios da região do Seridó Potiguar, no semiárido nordestino, por meio da implantação de um conjunto de sistemas adutores com interligações entre grandes reservatórios.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Já a barragem de Passagem das Traíras tem capacidade de acumular 50 milhões de m³, sendo um dos mais importantes reservatórios da bacia do rio Piranhas-Açu. Ela serve para o abastecimento de Jardim do Seridó e ainda é utilizada para irrigação, criação de peixes e a defesa contra cheias no Seridó. O nome da barragem faz referência ao peixe que comumente é encontrado nos reservatórios de água e rios do sertão nordestino.

Notícias relacionadas

Cidades

O município de Parelhas está com o abastecimento temporariamente suspenso neste domingo (1°), devido a um defeito apresentado no sistema pela manhã. A Companhia...

Cidades

Após o anúncio da paralisação da Operação Carro-Pipa por falta de recursos federais em seis estados do Nordeste, na segunda-feira (25), o Ministério da...

Cidades

Nesta quinta-feira (21), a CEO do Sistema Ponta Negra de Comunicação, Micarla de Sousa, reuniu-se com Odon Júnior, prefeito de Currais Novos, e Lucas...

Cidades

Um relatório divulgado nesta segunda-feira (4) pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), que acompanha os principais reservatórios que abastecem os municípios...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO