Inspirado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGISP) está considerando a possibilidade de criar uma prova que unifique os concursos públicos no Brasil. A chefe da pasta, Esther Dweck, planeja apresentar a ideia nesta sexta-feira (25).
A prova incluiria questões de conhecimentos gerais e específicos nas áreas escolhidas pelos candidatos, seguindo um formato de custo acessível, semelhante ao do Enem.
Um estudo conduzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) previu que o exame poderia ser realizado em até 180 cidades, com foco principalmente em regiões como Nordeste, Norte e Sudeste.
O conceito de unificação dos concursos públicos será compartilhado com outros ministérios para receber sugestões e críticas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e a Advocacia-Geral da União (AGU) também foram consultados para avaliar a viabilidade desse projeto.
“Ainda estamos em discussões, muitos órgãos que realizam concursos têm mostrado interesse, mas os detalhes ainda não foram definidos. O modelo não está finalizado, porém já temos várias abordagens consideradas para apresentar”, afirmou Dweck.
SBT Nordeste