Além de fazer um alerta para um dos tipos de câncer mais incidentes na população, o de pulmão, o mês de agosto desponta com ações educativas para marcar o Dia de Combate ao Fumo (29 de agosto).
O tabaco é a principal causa do câncer de pulmão. Cerca de 85% dos casos diagnosticados estão diretamente associados ao uso de derivados de cigarro. De acordo com Instituto Nacional do Câncer (Inca), são estimados mais de 30 mil novos casos de câncer de pulmão a cada ano e quase 30 mil mortes.
Acredita-se que nove de cada dez casos de câncer de pulmão sejam decorrentes do tabaco. Ainda conforme o Inca, pessoas que fumam têm vinte vezes mais chances de ter câncer de pulmão que do que não fumantes.
Por isso, é importante intensificar as campanhas antitabaco. O câncer de pulmão é evitável em 30 a 40% dos casos. O cirurgião torácico Guilherme Mendonça, do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), diz que o mês de conscientização é um incentivo para as pessoas que desejam parar com o vício.
“Isso pode ser feito com o auxílio de tratamento e desenvolvimento de práticas saudáveis, como hábitos alimentares e exercícios físicos”, afirma o médico. O tabagismo é uma das principais causas evitáveis de doenças e mortes em todo o mundo.
Parar de fumar traz uma série de benefícios para a saúde, como redução do risco de doenças cardíacas, derrames, doenças pulmonares, câncer e outros problemas de saúde relacionados ao vício.
Fonte: JC Online/SBT Nordeste
