Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Transplante de coração: espera foi menor que 30 dias para 27% dos pacientes em 2023

Foto: Sesap

Dados do Ministério da Saúde apontam que, de janeiro a agosto deste ano, o tempo de espera para transplante de coração foi menor do que 30 dias para 27,5% dos pacientes da lista e entre 30 a 90 dias para 29%. Isso significa que mais da metade do percentual de pacientes (52,3%) conseguiu receber a doação em até três meses.

Leia as últimas notícias no portal Ponta Negra News

“As pessoas que entram na lista são pessoas com necessidades urgentes. O paciente passa a ser prioridade com critérios específicos. Por exemplo: o paciente fez um transplante hoje e aquele coração transplantado não funcionou bem”, explica Daniela Salomão, coordenadora-geral do Sistema Nacional de Transplantes.

Segundo ela, também há prioridade nos casos de pacientes que estão utilizando uma circulação extracorpórea e aqueles que estão usando droga vasoativa que ajuda o coração a ter mais força para bombear o sangue em um período superior a seis meses. Por último, são priorizados os pacientes que estão aguardando o transplante em casa.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Além de ser classificado como prioridade, os pacientes ainda precisam atender aos critérios técnicos, como tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, e compatibilidade genética. Após os procedimentos, os pacientes poderão receber assistência.

O transplante de coração voltou a ser assunto devido ao apresentador Fausto Silva, conhecido popularmente como Faustão. Ele foi internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, no dia 5 de agosto devido a uma insuficiência cardíaca. Após registrar piora na força de bombeamento do órgão, o apresentador foi incluído na lista de espera de transplantes.

No domingo (26), Faustão, que estava em segundo lugar na lista, recebeu o coração depois da desistência do primeiro paciente. O apresentador foi operado no mesmo dia e, segundo boletim médico, está reagindo como esperado.

*Com informações do SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Rio Grande do Norte

Aos 16 anos, Thalyta Vitória Silva de Santana enfrenta uma das batalhas mais difíceis da sua vida. Prematura extrema, nasceu com apenas 400 gramas...

Saúde

Mesmo quem teve Covid-19 sem necessidade de hospitalização pode apresentar impactos no sistema cardiovascular. É o que aponta um estudo realizado pela Universidade Federal...

Cidades

A Humana Saúde segue investindo na ampliação e qualificação do atendimento aos seus beneficiários. A partir do dia 27 de fevereiro, os serviços de...

Saúde

Um bebê de um ano e sete meses foi o primeiro paciente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp a usar uma bomba centrífuga externa CentriMag, que funciona...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO