Em comemoração ao mês de luta à inclusão de pessoas com deficiências, a caminhada dá a largada a série de ações programadas com intuito de fortalecer e visibilizar a causa. A 1º Caminhada da Inclusão aconteceu neste sábado (2) e contou com a participação de organizações como a APAE-Natal (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Natal).
Tércio Tinoco, tornou-se o primeiro cadeirante a ter um mandato na Câmara Municipal, um feitio inédito em Natal. Com isso, ele busca promover eventos para chamar a atenção dos natalenses para a importância de incluir as pessoas com deficiência na sociedade, para que a esperança da inclusão se torne mais que um desejo, vire realidade.
Para a presidente da APAE-Natal, Andressa Nogueira, a caminhada é uma oportunidade maravilhosa de se mostrar para a sociedade. “É de suma importância a gente estar aqui participando, a gente mostrar o que a gente é capaz de fazer, que a gente pode estar em qualquer lugar que a gente queira, porque nós temos habilidades, nós somos pessoas”,
No próximo dia 21, se comemora o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência no Brasil. A campanha busca estimular a sociedade civil e o poder público a cumprirem a Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015), que tem como objetivo assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
Em depoimento, Lusia Saraiva, da associação Apoie Epilepsia, afirma que hoje é inegável que as pessoas com deficiência tomaram as ruas, mas ainda é difícil serem vistas. “No trânsito elas não são respeitadas, nos ônibus, nos espaços públicos principalmente”, denuncia. Para ela, faz-se necessário preencher esses espaços que lhes são negados devido às suas condições. “Tomar o espaço público de uma das principais avenidas de Natal é mostrar que existimos, que estamos aqui e viemos para ficar”, conclui.
