Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

MP de Contas pede “devolução imediata” de presentes recebidos por Bolsonaro

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O Ministério Público de Contas (MPTCU) protocolou, nesta 2ª feira (4.set), uma representação com requerimento de medida cautelar, para que o Tribunal de Contas da União decida pela adoção do que for necessário a providenciar a “devolução imediata” de presentes e itens recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quando ocupava o cargo.

A representação é assinada pelo subprocurador-geral Lucas Furtado. Ele pede que o TCU determine a devolução dos presentes e itens recebidos de autoridades por Bolsonaro por ocasião das visitas oficiais ou viagens de estado ao exterior, ou das visitas oficiais ou viagens de estado de chefes de Estado e de governo estrangeiros ao Brasil, no período de 2019 a 2022.

Outro pedido feito na representação é para que o tribunal decida pela adoção das medidas necessárias a realizar levantamento dos presentes e itens recebidos de autoridades pelo ex-presidente quando do exercício do mandato, por ocasião dessas visitas ou viagens.

Lucas Furtado solicita à Corte de Contas ainda que uma cópia da representação e da decisão que vier a ser proferida sejam encaminhadas à Procuradoria-Geral da República para adoção das medidas cabíveis.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Durante o exercício do mandato de Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) realizou viagens oficiais e encontros com autoridades de diversos países. Nesses compromissos, se tem notícia do recebimento de presentes de alto valor por parte do ex-presidente, tais como joias, artigos de arte e outros objetos”, diz o subprocurador-geral na representação.

Ainda de acordo com ele, a jurisprudência o TCU, no que se refere aos presentes recebidos por presidentes da República, “é a de que devem ser incorporados ao patrimônio da União todos os documentos bibliográficos e museológicos recebidos, bem assim todos os presentes recebidos”.

Ainda não foi aberto processo para tratar da representação no Tribunal de Contas da União.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

O projeto da anistia voltou a dominar as conversas nos bastidores de Brasília após o relator Paulinho da Força afirmar, nesse domingo (7), que...

Política

A reta final do Congresso promete uma semana intensa em Brasília. Depois da aprovação da LDO, parlamentares retomam as atividades com uma agenda cheia...

Política

Flávio Bolsonaro preço passou a dominar a discussão política deste domingo (7) depois que o senador admitiu publicamente que pode desistir de sua pré-candidatura...

Justiça

O marco temporal no STF volta ao centro do debate nacional na próxima quarta-feira (10), quando o Supremo Tribunal Federal retoma o julgamento sobre...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO