O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), apresentaram nesta quarta-feira (6) um estudo inédito no Brasil que aponta as áreas mais promissoras do estado para escoamento da energia dos futuros complexos eólicos offshore (no mar). A apresentação foi feita no auditório da Governadoria, na presença da governadora Fátima Bezerra, com a participação de representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e representantes da academia e setor produtivo.
“Avaliação de estratégias locacionais para o desenvolvimento de infraestruturas de transmissão de energia no suporte ao setor eólico offshore do estado do Rio Grande do Norte” é o nome do estudo, que avaliou fatores técnicos, ambientais, econômicos e sociais relacionados à implantação e conexão da infraestrutura dos empreendimentos offshore à rede elétrica nacional. Para realizar o projeto, o Governo do RN investiu R$ 264,5 mil em convênio com o Instituto” disse a governadora Fátima Bezerra.
Ferramenta estratégica para a atração de investimentos no setor, a plataforma fornece informações destinadas aos empreendedores, órgãos reguladores, licenciadores e sociedade em geral, através de um modelo em Sistemas de Informações Geográficas – SIG. A metodologia incluiu a análise de dados oficiais, visitas em campo, e uso de um modelo computacional que simula as infraestruturas de conexão dos futuros parques offshore.