O desfile cívico-militar do 7 de setembro em Brasília está sendo realizado nesta manhã, na Esplanada dos Ministérios. O evento teve início às 9h22, com o comandante do desfile, General Carmona, na viatura blindada Guarani, recebendo autorização do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para começar.
Leia as últimas notícias do Brasil no portal Ponta Negra News
Na sequência, houve a passagem do Fogo Simbólico e foram realizados o desfile da Secretaria de Educação do Distrito Federal e outros por eixos temáticos: Paz e Soberania, Ciência e Tecnologia, Saúde, e Defesa da Amazônia. As Forças Armadas desfilaram na seguinte ordem: Marinha do Brasil, Exército do Brasil e Força Aérea Brasileira (FAB).
Viaturas blindadas e um míssil foram exibidos na Esplanada dos Ministérios. Aeronaves da FAB também cruzaram o céu sobre o Eixo Monumental. Zé Gotinha, símbolo da vacinação no Brasil, passou pela Esplanada em cima de uma viatura dos bombeiros, acompanhado por integrantes do Quadro de Médicos do Corpo de Saúde da Força.
O Grupamento de Bandeiras Históricas do Brasil, o Colégio Militar de Brasília, a Academia Militar das Agulhas Negras e o Comando de Operações Especiais do Exército são alguns dos grupos que se apresentaram no evento.
Em determinado momento, militares indígenas fizeram uma saudação em frente à Tribuna Presidencial, nas respectivas línguas de suas etnias. Eles falaram: “Viva a independência do Brasil, tudo pela Amazônia. Selva”. Entre eles, havia um Yanomami. A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, aplaudiu junto a outros ministros.
*Com informações do SBT News