Um policial militar que atua no município de Lagoa D’anta, distante 109 quilômetros de Natal (RN), salvou o colega de um engasgo na manhã de quinta-feira (7). Os agentes de segurança faziam uma refeição em um supermercado da cidade quando um deles se engasgou e o outro PM prontamente realizou uma manobra de Heimlich. A ação foi flagrada pelo circuito interno do estabelecimento.
Nas redes sociais, o sargento Oliveira, salvo, agradeceu a ação rápida do companheiro de trabalho soldado Xavier. “No momento em que tomávamos café em um supermercado em Lagoa D´Ana, onde trabalhamos em mesma escala, sofri o engasgo com a comida, e graças a Deus por conhecermos a manobra, fui salvo. Deixo aqui este registro, por testemunho e por entender que pode ajudar mais alguém, além da gratidão ao excelente profissional. Muito obrigado, Xavier”, destacou.
A manobra de Heimlich (tração abdominal) é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos. Se necessário, pode-se utilizar também compressões torácicas e percussão nas costas.
