O Brasil venceu o Peru por 1 a 0 na madrugada de terça para quarta-feira (13), no Estádio Nacional de Lima, no Peru, pela 2ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. O gol da vitória saiu aos 45 do segundo tempo, em cabeçada do zagueiro Marquinhos.
Com os três pontos, a seleção brasileira segue com 100% de aproveitamento na competição e com o primeiro lugar. A Argentina, segunda colocada, tem a mesma pontuação, mas um gol a menos de saldo. As seis primeiras seleções da tabela, ao final do torneio, se classificam para a Copa do Mundo.
O técnico Fernando Diniz terá ainda mais duas Datas Fifa em 2023, entre os dias 9 e 17 de outubro e os dias 13 e 21 de novembro. O Brasil encara a Venezuela em casa, Uruguai fora, Colômbia fora e Argentina em casa, nessa ordem.
O jogo
Como era de se esperar, o Brasil começou valorizando a posse de bola e colocando muito Ederson para jogar com os pés. O que talvez não fosse esperado é o ímpeto do Peru de marcar a seleção brasileira muito em cima. Isso incomodou os brasileiros, que sentiram dificuldade de encontrar as melhores jogadas.
Apesar de alguns erros de passes, aos poucos, o Brasil encaixou o jogo, enquanto a seleção peruana recuou mais a marcação. Assim, o Brasil marcou dois gols na primeira etapa, com Raphinha e Richarlison, mas ambos foram anulados por impedimento. Antes do intervalo, Neymar ainda teve chance clara, mas parou em defesaça de Gallese.
Na segunda etapa, o Brasil voltou a sofrer dos mesmos problemas do começo do primeiro tempo. Mas, ao contrário do que foi antes, a seleção não conseguiu encaixar seu jogo após alguns minutos, e o técnico Fernando Diniz promoveu a primeira alteração: Gabriel Jesus no lugar de Richarlison.
Foi somente aos 27 minutos que saiu a primeira chance de perigo da seleção brasileira no segundo tempo. Em boa jogada trabalhada, Raphinha experimentou de esquerda e parou em Gallese. O Brasil seguiu errando passes no setor de meio de campo, algumas vezes dos pés de Neymar – algo natural pela função de meia-armador.
Aos 40, Diniz chamou Joelinton, Gabriel Martinelli e Vanderson, para os lugares de Bruno Guimarães, Raphinha e Danilo. No chão, as alterações não surtiram efeito. Mas, quando o time não encontra o caminho do gol com a bola nos pés, há sempre a alternativa da bola pelo alto. Em cobrança de escanteio aos 45 minutos, Neymar deixou Marquinhos na boa, na primeira trave, para fazer e garantir a vitória brasileira.
*Com informações do SBT
