Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Lula embarca para G77 em Cuba e Assembleia Geral da ONU nos EUA

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou, nesta sexta-feira (15), para Havana, capital de Cuba, para participar da Cúpula do G77 + China. Na sequência, seguirá para Nova York, nos Estados Unidos, onde fará o primeiro discurso do debate geral de chefes de Estado da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), na próxima terça-feira (19).

Este ano, sob a presidência de Cuba, o encontro do G77 + China terá o tema “Desafios Atuais do Desenvolvimento: Papel da Ciência, Tecnologia e Inovação”. O grupo criado em 1964, com 77 países-membros, foi ampliado e atualmente é composto por 134 nações em desenvolvimento do Sul global pertencentes à Ásia, África e América Latina. A união do bloco com a China ocorreu nos anos 1990.

Em Havana, Lula também cumprirá agenda de trabalho com o presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel. Será a primeira viagem oficial de um mandatário brasileiro ao país caribenho em nove anos. A última foi em 2014, quando a ex-presidente Dilma Rousseff esteve em Havana.

Em Nova York, cabe ao governo brasileiro fazer o primeiro discurso da Assembleia Geral da ONU, seguido do presidente dos Estados Unidos. Essa tradição vem desde os princípios da organização, no fim dos anos 1940.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Será a oitava vez que o presidente Lula abrirá o debate geral dos chefes de Estado. Nos oito anos em que governou o Brasil, em seus dois primeiros mandatos, ele deixou de comparecer apenas em 2010.

Lula também participará do lançamento de uma iniciativa global para promoção do trabalho decente, juntamente com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Ainda estão previstas outras reuniões bilaterais, multilaterais e ministeriais entre os países participantes e diversos organismos internacionais à margem da assembleia.

O presidente viajará aos Estados Unidos acompanhado de ministros, que deverão participar de diversas reuniões temáticas nas áreas de direitos humanos, saúde e desarmamento.

Agência Brasil

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Leia também: Ruas serão interditadas durante maratona em Natal neste sábado. Confira mudanças

Notícias relacionadas

Economia

O setor da pesca no Rio Grande do Norte pode ser um dos mais afetados pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre...

Política

Bolsonaro vincula anistia ao futuro econômico do Brasil. Neste domingo (13), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a se pronunciar sobre as tarifas de...

Política

Durante um evento realizado no sábado (12) no Acre, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro leu uma carta aberta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da...

Internacional

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (11) que pode conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO