Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Mundo

Número global de jovens fora da escola aumenta e chega a 250 milhões

Foto: Reprodução

O número de crianças e adolescentes fora da escola continua crescendo. Dados da Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco) apontam que 250 milhões de jovens pararam ou não iniciaram os estudos, um aumento de 6 milhões desde 2021, confirmando a estagnação do progresso da educação em todo o mundo.

Leia as últimas notícias no portal Ponta Negra News

Segundo a entidade, tal resultado é, em parte, reflexo da proibição da educação para meninas e mulheres no Afeganistão. Em 2022, o Talibã começou a proibir o acesso do grupo feminino às escolas, começando pelo ensino fundamental. Pouco tempo depois, a censura chegou ao ensino médio e, posteriormente, às universidades.

O cenário é prejudicial ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da ONU, que estabelece a meta de educação de qualidade para todos até 2030. Caso os países estivessem cumprindo com as metas, 6 milhões de crianças a mais estariam na pré-escola hoje, enquanto 58 milhões a mais de crianças e adolescentes estariam na escola.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“A educação está em estado de emergência. Embora esforços consideráveis tenham sido feitos nas últimas décadas para garantir educação de qualidade para todos, o número de crianças fora da escola está aumentando. Não há mais tempo a perder. Para alcançar o ODS 4, uma nova criança precisa ser matriculada na escola a cada 2 segundos até 2030”, disse a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay.

O Relatório de Monitoramento da Educação Global da Unesco de 2023 conclui que, desde 2015, a porcentagem de crianças que concluem o ensino primário aumentou menos de 3 pontos percentuais, para 87%. A porcentagem de jovens que concluíram o ensino médio, por sua vez, cresceu menos de 5 pontos percentuais, subindo apenas para 58%.

Nos 31 países de renda baixa e média-baixa que medem o progresso da aprendizagem no final do ensino fundamental, o Vietnã é o único país onde a maioria dos alunos está alcançando proficiência mínima em leitura e matemática.

*Com informações do SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) prestou apoio à direção de uma escola municipal em Currais Novos na tarde da última...

Política

A Câmara Municipal de Parnamirim realizou, na manhã desta segunda-feira (13), uma audiência pública sobre a Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000), por proposição...

Política

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o número de deputados federais para as eleições de 2026 permaneça o mesmo...

Cidades

Dona de casa, motorista de ônibus de turismo ou caminhoneira. A primeira turma da Escola de Motoristas para Mulheres, iniciativa do SEST SENAT Natal,...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO