O presidente Lula se submeterá a uma cirurgia no quadril na próxima sexta-feira (29). O procedimento será realizado no Hospital Sírio-Libanês de Brasília e terá o objetivo de tratar uma artrose na cabeça do fêmur, motivo de fortes dores acusadas pelo petista.
De acordo com a assessoria de imprensa da Presidência da República, Lula será internado na sexta-feira e realizará a cirurgia no mesmo dia. O procedimento terá anestesia geral e deverá durar algumas horas.
A previsão é de que Lula permaneça internado no hospital até a próxima terça-feira, dia 3 de outubro. Depois de receber alta, o mandatário vai para o Palácio da Alvorada, a residência oficial do presidente da República. Ele deve despachar do próprio palácio pelas quatro semanas seguintes, enquanto se recupera da operação.
Segundo a assessoria do presidente, ele não fará nenhuma viagem no período de quatro a seis semanas pós-cirurgia. Nesta terça-feira, durante o programa Conversa com o Presidente, Lula falou que não deverá ser clicado por Ricardo Stuckert com andador ou muletas, por indicação do próprio fotógrafo.
Leia também: STF nega recurso de Wendell Lagartixa e mantém cassação de mandato
Após a recuperação, o presidente deve voltar às agendas de viagens no final de novembro. O primeiro destino deve ser a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), em Dubai, nos Emirados Árabes. Depois, no início de dezembro, ele deve passar pela Alemanha.
Segundo a Agência Brasil, não há previsão de que o vice-presidente Geraldo Alckmin assuma a Presidência da República no período de recuperação de Lula.
SBT Nordeste





















































