Brasil

INSS passa a conceder auxílio doença sem perícia

Foto: Marcello Casal

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está autorizado a conceder o benefício de auxílio doença somente com análise documental de atestados e laudos médicos, sem que o trabalhador formal precise agendar uma pericia presencial com médico federal.

A medida foi adotada pelo Ministério da Previdência Social, que enfrenta um acúmulo de pedidos de auxílio por incapacidade temporária, nome oficial do benefício conhecido como auxílio doença.

Hoje, a fila conta com mais de 1,1 milhão de trabalhadores com carteira assinada no aguardo do auxílio. Desses, mais de 600 mil ainda aguardam o agendamento de perícia.

Por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) na semana passada, o ministério regulamentou a concessão do benefício. Para solicitar, o segurado do INSS deve enviar toda documentação, com assinatura verificável de profissionais registrados, por meio da plataforma Atestmed, criada especificamente para isso.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

No caso de acidente de trabalho, é obrigatória a apresentação também da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Se todos os documentos estiverem de acordo com as regras, o auxílio doença deverá ser concedido “com dispensa de parecer conclusivo da Perícia Médica Federal quanto à incapacidade laboral”, diz a norma sobre o assunto.

O governo tem tentado também outras estratégias para reduzir a fila do auxílio doença, como a ligação direta para que assegurados antecipem perícias já agendadas. Outra iniciativa é o pagamento de bônus por produtividade aos peritos e outros servidores.

Fonte: Agência Brasil

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

O Auxílio Gás começa a ser pago nesta quinta-feira (12), após sofrer atrasos. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome confirmou o pagamento, mas...

Polícia

Um laudo pericial, divulgado pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP/RN), nesta segunda-feira (09), revelou uma reviravolta do caso de uma jovem de 22 anos,...

Brasil

O Senado aprovou nesta quarta-feira (30) um projeto de lei que dispensa a perícia frequente de pessoas com incapacidade permanente, Alzheimer, Parkinson e esclerose lateral amiotrófica (ELA). O procedimento...

Saúde

Sammy Basso, italiano que vivia com a síndrome de Hutchinson-Gilford, uma doença genética rara também conhecida como progéria, morreu no domingo (6) aos 28...

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile