Em coletiva de imprensa deste domingo (8), o Ministro da Defesa, José Múcio, e o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, anunciaram que o governo federal está organizando uma operação de resgate para brasileiros que estão na região de Israel e desejam retornar ao Brasil, mas estão enfrentando dificuldades para conseguir voos comerciais.
De acordo com a Força Aérea Brasileira, uma aeronave KC-30 decolará ao final da tarde deste domingo (8), da Base Aérea de Natal com destino à Roma (Itália). Além desta, ainda estarão disponíveis outro KC-30, 02 KC-390 e 02 VC-2, totalizando 06 aeronaves.
A lista de passageiros tem previsão de ser finalizada apenas amanhã pela manhã.
Como dito anteriormente, o avião vai para solo italiano ainda hoje, para ficar mais próximo e facilitar o pouso da tripulação, a questão da alimentação dos brasileiros e os ajustes de apoio tanto na Itália quanto em Israel. O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno diz que “É interessante que nós façamos essas repatriações com decolagens à tarde, no horário de Tel Aviv, e outras localidades que traremos brasileiros, porque facilita o transporte terrestre nessas localidades até os aeroportos”, garante ele.
Há potiguares em solo israelense. Um grupo encabeçado pelo Padre Francisco está em excursão na cidade de Tel Aviv.
Já a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) tem dois dos seus estudantes em intercâmbio em Israel. Os discentes assim como o grupo de féis mencionado se encontram bem. Ainda não se sabe se os alunos retornarão ao Brasil antes de finalizar o estágio acadêmico, já que anteriormente a reitora da instituição havia se pronunciado, afirmando que “eles estão em local seguro e que vão continuar com o estágio acadêmico. Todas as tratativas com a embaixada já foram feitas”, afirmou na oportunidade.
Mais atualizações a seguir.