Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Governadora do RN representa governantes do Brasil na instituição do Conselho da Federação

Foto: Fábio Duarte

O presidente Luís Inácio Lula da Silva instituiu, nesta quarta-feira (25), o Conselho da Federação, durante a realização da 1ª Reunião Ordinário do Plenário, em Brasília. A governadora Fátima Bezerra participou da cerimônia, representando todos os demais governadores do País, junto a outros representantes dos governos federal, estadual, distrital e municipal.

O Conselho é um instrumento de articulação de ações conjuntas de políticas públicas e tem como objetivo incentivar estratégias entre União, estados e municípios para implementar ações para desenvolvimento econômico sustentável e a redução das desigualdades sociais e regionais em todo o Brasil.

Composto por dezoito representantes, o grupo terá duas reuniões por ano, podendo ter encontros extraordinários sempre que necessário. Destes, seis são da União: o presidente da República, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, o ministro-chefe da SRI, Alexandre Padilha, que será seu Secretário-Geral, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, além de mais dois ministros indicados pelo presidente.

O presidente Lula destacou a instituição do Conselho e sua importância para o processo democrático do País. “O ato de hoje consagra o exercício do processo democrático a que todos nós deveríamos estar submetidos. Instituir o Conselho é unir cada vez mais o País para que o avanço seja pleno. Somente com o diálogo e a união que vamos conseguir um País fortalecido, mais sensível e democrática com seu povo. Não é possível administrar um país sem unir todas as esferas”, ressaltou o presidente Lula.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Entre as principais atribuições do grupo estão as missões de construir agendas de políticas públicas e reformas prioritárias, ajudar a criar e melhorar políticas nacionais implementadas com a participação dos diversos níveis de governo e melhorar ferramentas de cooperação entre os diferentes entes da federação.

Leia também: ICMBio abre concurso com salário de R$ 9.475,72. Veja detalhes

A governadora Fátima Bezerra, representou todos os governantes na cerimônia e ressaltou o marco histórico que é instituição do Conselho. “Quando vemos que o diálogo voltou, temos que valorizar. Foi por causa do diálogo desprezado, silenciado que o Brasil viveu os piores retrocessos da história contemporânea deste País em áreas vitais como a área da saúde a segurança. Hoje temos a felicidade de retomar de mãos dadas e fazer um debate com respeito, preparo e seriedade”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

O colegiado também será um instrumento de pactuação federativa, que vai atuar estritamente no âmbito das atribuições constitucionais e orgânicas dos Poderes Executivos dos entes federados.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Economia

A nova pesquisa do IBGE mostra que idosos trabalhando no Brasil se tornaram um fenômeno cada vez mais presente no mercado de trabalho. O...

Direitos Humanos

Mulheres de várias cidades brasileiras vão às ruas neste domingo (7) para denunciar o avanço do feminicídio no Brasil e exigir medidas efetivas de...

Carnatal

O bloco Vem com o Gigante, comandado por Léo Santana, abriu agora o segundo dia do Carnatal 2025 com muita energia no Corredor da...

Carnatal

O segundo dia do Carnatal 2025 já pode ser assistido ao vivo pela TV Ponta Negra. A transmissão conta com apresentação de Manu Pessoa,...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO