Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Guerra em Israel

Mais de 576 estrangeiros são autorizados a deixar Gaza

Foto: Reuters

Autoridades egípcias e israelenses autorizaram, nesta quinta-feira (2), que um segundo grupo de pessoas deixe a Faixa de Gaza e ingresse no Egito. De acordo com o Itamaraty, não há nenhum cidadão brasileiro entre os 576 estrangeiros que buscam escapar à guerra entre Israel e o Hamas, grupo que controla a Faixa de Gaza.

Segundo o embaixador Alessandro Candeas, constam da lista divulgada esta madrugada cidadãos do Azerbaijão, Barhein, Bélgica, Coréia do Sul, Croácia, Estados Unidos, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Macedônia, México, Suíça, Sri Lanka e Tchade. Só o grupo norte-americano inclui 400 dos 576 contemplados nesta segunda lista.

A lista anterior foi divulgada no início da madrugada desta quarta-feira (1º), dia em que o primeiro grupo autorizado a deixar Gaza cruzou a fronteira para o Egito. Além de 500 pessoas portadoras de passaportes estrangeiros, integravam este primeiro grupo 81 moradores de Gaza feridos que foram transportados em ambulâncias através da passagem de Rafah.

A assessoria do Itamaraty informou à Agência Brasil que, neste momento, não há como prever em quanto tempo os 34 brasileiros que pediram auxílio ao governo brasileiro serão autorizados a deixar Gaza, já que os critérios de seleção são aplicados pelas autoridades locais. O governo brasileiro, contudo, segue contatando lideranças regionais a fim de tentar agilizar a repatriação dos brasileiros e de seus parentes de outras nacionalidades.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Os 34 brasileiros estão abrigados nas cidades de Khan Younes e Rafah, próximas à fronteira com o Egito. Segundo o Itamaraty, o esquema de resgate prevê auxílio desde a saída da Faixa de Gaza – com equipes e ônibus de prontidão, medicamentos e alimentação – até o embarque no Aeroporto do Cairo, onde um aeroporto da Força Aérea Brasileira (FAB) os aguarda.

No início da manhã desta quinta-feira (2), um grupo de 30 brasileiros, além de uma jordaniana e um palestino casados com brasileiros, desembarcaram em território brasileiro vindos da Cisjordânia.

Agência Brasil

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Economia

O presidente Donald Trump ameaçou, nesta segunda-feira (7), aumentar em mais 50% as taxas sobre produtos da China, depois que Pequim anunciou retaliação sobre...

Mundo

A Federação Árabe Palestina afirmou, nesta quinta-feira (3), que o adolescente brasileiro-palestino Walid Khalid Abdalla Ahmad, de 17 anos, morreu enquanto estava preso em...

Internacional

A sugestão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de assumir a responsabilidade pela Faixa de Gaza foi rejeitada por aliados. Em declarações publicadas...

Mundo

O serviço prisional israelense anunciou neste domingo (19) que libertou 90 prisioneiros palestinos como parte do acordo de cessar-fogo com o Hamas. Os ônibus que transportavam os detidos saíram...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO