Política

Lula faz balanço, planeja obras e diz que falhas do primeiro ano de governo não podem se repetir

Foto: Rafa Neddermeyer

Após reunião realizada com alguns ministros na manhã desta sexta-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da SilvaLula deu uma rápida declaração, na qual afirmou que irá aproveitar o final do ano para realizar encontros com os titulares das pastas, nos setores de infraestrutura, serviços e da área social. A intenção, segundo ele, é fazer um balanço do que foi trabalhado e produzido pelos Ministérios durante o primeiro ano deste, que é o seu terceiro mandato.

“Faremos um balanço daquilo que foi o trabalho de cada um de vocês, o que foi produzido, o que foi importante, o que não foi importante. Porque toda e qualquer falha que a tenha tenha percebido neste primeiro ano, não poderá se repetir no segundo ano”, disse.

Lula fez uma analogia da atuação dos ministros a um time de futebol e disse que é hora de aproveitar o ‘intervalo’, para rever as estratégias e recomeçar com as expectativas aliadas ao governo.

O presidente também falou sobre a retomada de sua agenda de viagens, após o período de repouso devido à cirurgia no quadril, pela qual passou, para tratar as dores que sentia. De acordo com Lula, sua intenção é de que a sua primeira viagém internacional após o periodo – Lula irá para Dubai, onde participará da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 28) – sirva de ponto de partida para que o Brasil se destaque mundialmente como uma potência verde.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“O próximo período é de muito trabalho. Eu irei aos Emirados Árabes (no próximo dia 28.nov), para que a gente possa colocar em prática a revolução verde que a gente quer para esse país (…). O Brasil pretende ser o país modelo do mundo na questão climática, na questão energética e na questão das energias renováveis”.

Lula informou que irá viajar pelo Brasil, em 2024, para acompanhar como andam as obras de infraestrutura, educação e saúde subsidiadas pelo governo, em todos os estados.

Ao encerrar, o presidente se dirigiu aos ministro e pediu pesculpas pela agenda realizada após um feriado prolongado, porém afirmou que o encontro foi necessário, para que os dez pimeiros meses de sua gestão fossem revisitados e os novos objetivos fossem apresentados.

“Nós assumimos o compromisso de tirar o país da letargia, na qual ele se encontrava depois das eleições de 2022 e nós estamos apenas começando. Na área da saúde e da educação, são 11 mil obras retomadas (…) Nós queremos que vocês sejam os melhores ministros desse país, os melhores executores desse país e os melhores gastadores do dinheiro em obras de interesse do povo brasileiro”, encerrou.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

SBT News

Notícias relacionadas

Internacional

A reunião de cúpula do grupo Brics China e Rússia ocorrerá neste domingo (6) e segunda-feira (7), no Rio de Janeiro, com a ausência...

Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) confirmou nesta segunda-feira (30) que vai cumprir voluntariamente o pedido de nova autópsia no corpo da brasileira Juliana Marins,...

Justiça

A discussão sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) ganhou um novo capítulo no Supremo Tribunal Federal (STF). A Federação das Indústrias...

Direitos Humanos

O governo federal oficializou, nessa sexta-feira (27), a nova distribuição das cotas raciais em concursos públicos, conforme decreto publicado em edição extra do Diário...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile