Economia

Imposto de importação para carro elétrico volta a partir de 2024

Foto: Guga Matos

O governo brasileiro vai retomar a partir de janeiro de 2024 a aplicação do imposto de importação para carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in, com alíquotas que subirão gradualmente até 2026. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (10), pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex).

E, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), visa desenvolver a cadeia automotiva nacional, acelerar o processo de descarbonização da frota brasileira e contribuir para o projeto de neoindustrialização do país.

Além da retomada gradual das alíquotas, o governo também irá definir cotas iniciais para importações com isenção até 2026. Já a portaria que disciplinará a distribuição dessas cotas, preservando a possibilidade de atendimento a novos importadores, será publicada em dezembro.

De acordo com o Mdic, as porcentagens de retomada progressiva de tributação vão variar com os níveis de eletrificação e com os processos de produção de cada modelo, além da produção nacional. No caso dos carros híbridos, a alíquota do imposto começa em 12% em janeiro de 2024; vai para 25% em julho de 2024; chega em 30% em julho de 2025; e alcança os 35% em julho de 2026. Para híbridos plug-in, a alíquota será 12% em janeiro, 20% em julho, 28% em 2025 e 35% em 2026. Para os elétricos, a sequência é 10%, 18%, 25% e 35%.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Será criada ainda uma quarta categoria, com automóveis elétricos para transporte de carga, ou caminhões elétricos, que começarão com taxação de 20% em janeiro e chegarão aos 35% já em julho de 2024.

“Nesse caso, a retomada da alíquota cheia é mais rápida porque existe uma produção nacional suficiente”, disse o Mdic. Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) nessa semana, um dos projetos principais do Ministério da Fazenda em 2024 dentro do plano de Transformação Ecológica (PTE) será o incentivo da eletrificação das frotas de ônibus, com olhar voltado ao desenvolvimento da indústria local.

“A existência de um cronograma de reentrada (…) possibilita a continuidade dos planos de desenvolvimento das empresas e respeita a maturidade de manufatura no país para cada uma das tecnologias envolvidas”, diz nota técnica do governo.

SBT Nordeste

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

Contribuintes do Rio Grande do Norte devem receber, até o fim de novembro, a restituição do IRPF no RN, segundo a Receita Federal. O...

Economia

A partir das 10h desta sexta-feira (24), os contribuintes já podem consultar o lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente...

Brasil

O Congresso Nacional deve votar, nesta quarta-feira (8), a Medida Provisória (MP) que foi apresentada como alternativa ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras...

Brasil

A Receita Federal paga, nesta terça-feira (30), o quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2025. O recurso, que pode ser acessado pelo site ou aplicativo da...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile