O projeto o Participa Natal nos Bairros, idealizado pela Prefeitura do Natal, chegará ao bairro de Felipe Camarão neste sábado (11). A Inciativa visa levar a população serviços voltados a cidadania, esporte, lazer, cultura, serviços de saúde, educação e assistência social às comunidades, por intermédio da ação das secretarias municipais e de parceria com mais de 20 instituições e empresas privadas.
Em Felipe Camarão o Participa ocupará a Escola Municipal Professora Maria Cristina Osório Tavares, situada na Rua Antônio Carolino, s/n, das 8h às 12h30. Esta será a quinta edição do Projeto, que já visitou este ano três das quatro regiões administrativas da cidade e promoveu mais de 24 mil atendimentos aos moradores dos bairros Pajuçara, Planalto, Rocas e Lagoa Azul.
INSTITUIÇÕES E EMPRESAS PARCEIRAS (21)
Fecomércio-RN (SESC e SENAC), OAB-RN, SEBRAE-RN, INSS, Instituto Atena, CDL Natal, Drogaria Santa Fé, Projeto Odonto Levando Sorriso, Escola de Enfermagem Menino Jesus, COSERN, CAERN, UNI-RN, UNP, Natal Óticas, ABAPED, Instituto Mix, Exército Brasileiro, Junta Militar, NuBus (NatalCard) e Banco do Brasil.
SECRETARIAS E ÓRGÃOS MUNICIPAIS NA AÇÃO (20)
Governo – SMG, Planejamento – SEMPLA, Comunicação – SECOM, Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, Ouvidoria, Saúde – SMS, Educação – SME, Cultura – SECULT/FUNCARTE, Serviços Urbanos – SEMSUR, Mobilidade Urbana – STTU, Infraestrutura – SEINFRA, Habitação e Regularização Fundiária – SEHARPE, Defesa do Consumidor – PROCON, Esporte e Lazer – SEL, Meio Ambiente e Urbanismo – SEMURB, Política para as Mulheres – SEMUL, Saneamento Básico – ARSBAN, Limpeza – URBANA, Projetos Especiais – SEGEPE e Segurança Pública e Defesa Social – SEMDES.
SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS PARA FELIPE CAMARÃO
Assistência e Desenvolvimento Social – Agendamento para emissão do RG (2.ª e 3.ª vias), Cadastro Único, orientações jurídicas, orientações sobre transporte e emissão da Carteira Nacional da Pessoa Idosa, conscientização sobre o combate à violência contra a pessoa idosa, orientações, inscrições e atualizações sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida (Faixa 1), orientações sobre regularização fundiária, orientações para mulheres, crianças e adolescentes, orientações/informações sobre benefícios e serviços da previdência social e de assistência social, serviços da junta militar (alistamento, atestado de desobrigado, transferências de domicílio, dispensa), orientações sobre aluguel social, auxílio funeral e kit enxoval.
Educação e Cultura – Oficinas de jogos, leitura e desenhos, distribuição de livrinhos educativos, orientações sobre programas Tributo à Criança e Passe Livre, matrícula para Educação de Jovens e Adultos (EJA), apresentações musicais e teatrais, arte em grafite produzida na hora, oficinas de pintura em ecobag, atividades de educação ambiental, com exposições da fauna e flora do Parque da Cidade, plantio e distribuição de mudas, presença de coletor de lixo eletrônico e orientações sobre o descarte correto do resíduo.
Esporte e Lazer – Atividades físicas e recreativas, atividades lúdicas diversas, cadastro para a emissão da Carteira da Pessoa com Deficiência (levar cópia do RG e CPF, comprovante atualizado de residência no município do Natal, foto 3×4, laudo médico com CID 10 que ateste a deficiência), espaço kids e inscrições para escolinhas de futebol.
Estética – Cortes de cabelo, esmaltação, design de sobrancelhas e serviços de barbearia e maquiagem.
Saúde – Atendimento médico (clínico geral, cardiologista e pediatra), mamografia, atendimento odontológico, orientação de higienização bucal, teste de visão, manutenção de óculos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, avaliação IMC, orientações sobre métodos contraceptivos, distribuição de preservativos masculinos e femininos, PICS (massoterapia, craniopuntura e aromaterapia), serviços de zoonoses (incluindo vacinação para cães e gatos), promoção da saúde mental, atendimento nutricional, sala de acolhimento para a pessoa com deficiência e orientações e teste rápido para IST’S.
Serviços Urbanos – Emissão de Cartão de Estacionamento (Idoso e PCD), emissão de Cartão NuBus (antigo NatalCard), distribuição de brindes sobre educação no trânsito, solicitação de manutenção de iluminação pública, podas de canteiros e áreas verdes, solicitação de manutenção de vias e equipamentos de drenagem, solicitação de revitalização de sinalização viária horizontal e vertical, atendimento pela agência móvel da Cosern com troca de lâmpadas ineficientes por LED, atendimento da unidade móvel da CAERN, orientações sobre desastres naturais e ouvidoria sobre saneamento básico.
Trabalho e Renda – Atendimentos da Sala do Empreendedor (formalização, orientação empresarial, emissão de boletos MEI e parcelamento da dívida MEI), consulta SPC/SERASA, orientações e emissão da Carteira Municipal do Artesão, orientações sobre o Programa de erradicação do Trabalho Infantil (PETI), orientações sobre o SINE Natal, atendimento do PROCON Natal, renegociação de dívidas com Desenrola Br