O I Fórum da Rede Mulher de Valor, evento voltado para empreendedorismo feminino, acontece neste domingo (12), no Teatro Riachuelo com a presença de empreendedoras locais e nacionais, grandes referências no varejo e empreendedorismo feminino.
Na abertura do evento, a fundadora da Rede Mulher Empreendedora e da Fundação RME, Ana Fontes, destacou a “economia do cuidado”, temática abordada no último domingo (5), na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ana falou falou também sobre as desigualdades que a mulher ainda sofre no mercado. “Não se deve romantizar a desigualdade! Eu não gostaria que outras pessoas passassem pela minha jornada. Que passassem os perrengues que eu passei”, enfatizou.
“Quando uma mulher investe, investe em melhorar a educação dos filhos. A primeira coisa que ela faz é melhorar a educação dos filhos. Se está numa escola pública, ela paga um cursinho de inglês, informática…para poder melhorar a educação dos filhos. A educação tem impacto na geração dela e nas próximas gerações. Isso muda o jogo! A segunda coisa que essa mulher investe, é no bem-estar da família. Não compra coisa para ela. Ela vai ajudar a família. A terceira coisa, ela investe no entorno de onde está e assim muda a realidade de onde está. É muito comum a gente ver a mulher levando isso pra frente”, pontuou.
Ana lembrou ainda que quando 40% das mulheres empreendedoras procuram oferecer oportunidades de emprego para outras mulheres quando empregam. “Vira um ciclo de prosperidade”, disse.
Assista um trecho
Antes de se tornar empreendedora, Ana Fontes trabalhou durante 18 anos como executiva.
No ano passado, a empreendedora foi capa da da edição 102 da Revista Forbes sobre a diversidade, equidade e inclusão.