Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Educação

Enem 2023: prazo para solicitar reaplicação da prova começa nesta segunda

Candidatos comparecem a local de prova para a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os candidatos faltosos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano poderão solicitar, a partir desta segunda-feira (13), a reaplicação da prova. O processo deve ser realizado por meio da Página do Participante, até o dia 17 de novembro, e precisa se enquadrar nas condições elencadas no edital do exame.

Leia as últimas notícias no portal Ponta Negra News

Caso o candidato tenha sido afetado por desastres naturais, por comprometimento da infraestrutura do local ou falta de energia elétrica, será possível pedir a reaplicação do Enem. O mesmo vale para os estudantes que não compareceram porque foram alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição.

Quem faltou por sintomas de alguma das doenças infectocontagiosas listadas no edital, como covid-19, tuberculose, influenza e sarampo, também poderá entrar com o pedido. Neste caso, a solicitação de reaplicação deve ser acompanhada por documentos comprobatórios, que serão analisados individualmente pelos aplicadores.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Aqueles que perderam a prova por motivos que não se enquadram no edital não têm direito à reaplicação. Caso o estudante tenha comparecido a apenas um dia, será considerado ausente no outro e terá as notas divulgadas no boletim de desempenho individual. As pontuações, no entanto, servirão apenas para autoavaliação de conhecimento.

O Enem 2023 foi aplicado nos dois primeiros domingos de novembro (5 e 12), abrangendo, como de costume, provas de linguagens, ciências humanas e redação no primeiro dia e de matemática e ciências da natureza, no segundo. A ordem das questões será a mesma no dia da reaplicação, marcada para 12 e 13 de dezembro.

Para que serve o Enem?

O Enem é responsável por avaliar o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica. A nota do exame é a principal porta de entrada para o ensino superior, permitindo que os candidatos concorram por vagas em universidades públicas e privadas por meio de programas do governo federal, como Prouni, Fies e Sisu.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Os resultados, previstos para serem divulgados no dia 16 de janeiro de 2024, ainda podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Ao todo, 51 instituições, incluindo universidades, institutos politécnicos e escolas superiores, aceitam as notas do Enem nos processos de admissão.

Ao todo, 3,9 milhões de estudantes foram inscritos no Enem 2023, número 13,1% superior em relação ao ano passado, quando as inscrições somaram 3,4 milhões. Entre os candidatos, 620.250 (15,8%) são estudantes do 1º ou 2º ano, que vão fizeram o Enem com o objetivo de testar conhecimentos, enquanto 1,8 milhão (48,2%) já concluíram o ensino médio.

Notícias relacionadas

Cidades

As aulas do projeto Integra Enem começaram neste sábado (16) em 62 câmaras municipais no interior potiguar e na própria Escola da Assembleia. A preparação...

Educação

As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2025 começam na próxima segunda-feira (14) e seguem até...

Brasil

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (10), a operação Só Oficial, que investiga um esquema de fraude envolvendo inscrições falsas no Exame Nacional do Ensino...

Educação

A consulta do ProUni para o segundo semestre de 2025 começou nesta semana. O Ministério da Educação (MEC) anunciou mais de 211 mil bolsas...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO