O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, terá uma programação repleta de atividades que visam promover reflexões sobre o racismo estrutural, violência contra a mulher e a importância da educação étnico-racial na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Leia mais notícias no Portal Ponta Negra News
A abertura do evento, promovido pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte, contará com palestra da Professora Ana Paula Nogueira Campos, às 13h30, e vai abordar o tema do racismo estrutural e sua interseção com a violência contra a mulher. A Professora Nogueira vai destacar o papel crucial da educação étnico-racial como instrumento de resgate de valores civilizatórios, promovendo a conscientização e o enfrentamento dessas questões.
A segunda palestra do dia, às 14h30, será conduzida pela Professora Dra. Alessandra Cardozo de Freitas, do Centro de Educação da UFRN. Com foco na literatura infantil negra, a professora discutirá a importância de dar voz às narrativas negras desde a infância, quebrando o silêncio que historicamente permeou essas histórias. A programação vai ter um momento de celebração e expressão artística.
Um dos pontos altos da programação vai ser a posse da Comissão Estadual de Acompanhamento à Política de Educação Escolar Quilombola, reforçando o compromisso do estado em promover uma educação inclusiva, respeitando e valorizando as tradições e conhecimentos das comunidades quilombolas. O evento é organizado pelo Núcleo de Educação do Campo e da Diversidade (NECAD) da SEEC.