O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino exigiu que sejam tomadas medidas para evitar uma nova fatalidade nos shows realizados no Brasil durante a onda de calor. Na manhã deste sábado (18), o ministro anunciou que a Secretária do Consumidor vai adotar medidas emergências para o acesso a água em shows e outros espetáculos públicos.
“A partir de hoje, por determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, será permitida a entrada de garrafas de água de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos. E as empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar água potável gratuita em “ilhas de hidratação” de fácil acesso. A medida vale imediatamente. A Portaria será editada em, no máximo, 1 hora. Será postada aqui para conhecimento dos detalhes.
A Secretaria Nacional do Consumidor tomará as providências cabíveis para a fiscalização, com a colaboração dos Estados e dos Municípios, bem como atuação da Polícia, se necessário.”, publicou Dino nas redes sociais.
Leia mais: Fã morre dentro de estádio no 1º show de Taylor Swift no Brasil
Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, morava em Mato Grosso e foi ao Rio de Janeiro para o show que aconteceu na sexta-feira (17). A jovem teve uma parada cardiorrespiratória após a segunda música, em um dia no qual os termômetros bateram 39°C e a sensação térmica passou dos 58°C.