Milhares de católicos se reúnem em celebração à padroeira de Natal (RN) nesta terça-feira (21). A programação do dia de Nossa Senhora da Apresentação teve início ainda na madrugada em vigília na Catedral Metropolitana de Natal, em seguida a tradicional procissão fluvial e missa às 5h presidida pelo arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso.

Foto: Rogério Fernandes/TV Ponta Negra
A imagem da padroeira foi recepcionada por uma multidão que aguardava na Praça das Mães, localizada na Av. Câmara Cascudo, no Centro Histórico da Cidade. Neste ano, nem a vigília nem a missa aconteceram na Pedra do Rosário, como era feito, devido ao espaço está interditado para obras.
Após a primeira missa, os fiéis conduziram a imagem de Nossa Senhora da Apresentação para a antiga Catedral, onde é celebrada a segunda missa do dia, às 7h30, presidida pelo arcebispo emérito, Dom Jaime Vieira Rocha.
A festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal tem como tema este ano: “Das águas do Potengi, surge um milagre: 270 anos de fé e tradição”.
Confira a programação:
Imagem ganhará nova coroa
Na Catedral Metropolitana, às 10 horas, será celebrada a missa solene, presidida por Dom João Cardoso. Na ocasião, a imagem primitiva de Nossa Senhora da Apresentação receberá uma nova coroa, banhada a ouro, confeccionada com uma lasca da Pedra do Rosário, algumas pedras preciosas, típicas do Rio Grande do Norte, cinco flores de chanana, simbolizando a cidade do Natal, e uma palma, que representa os Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.
A entronização da coroa, marca a celebração dos 270 anos em que a imagem de Nossa Senhora da Apresentação foi encontrada por pescadores, nas águas do Rio Potengi, no local conhecido como Pedra do Rosário.

Foto: Rogério Fernandes/TV Ponta Negra
Procissão de encerramento
Às 16 horas, terá início a tradicional, saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), seguindo pela Rua Ulisses Caldas, Rua Mossoró, Av. Hermes da Fonseca, Rua Apodi, Av. Deodoro da Fonseca, encerrando em frente à Catedral Metropolitana, com a celebração da missa, presidida pelo arcebispo Dom João Cardoso.
