Morreu nesta segunda-feira (27), aos 93 anos, no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró/RN, Padre Sátiro Cavalcanti Dantas. Padre Sátiro era diretor emérito do Colégio Diocesano Santa Luzia e reitor pastoral do Santuário de Santa Clara.
A Diocese de Mossoró divulgou os horários de velório e sepultamento do Padre Sátiro Cavalcanti Dantas.
Dia 27/11/2023
16h – Velório no Colégio Diocesano Santa Luzia, no Ginásio Carecão
20h – Missa no Ginásio Carecão
Dia 28/11/2023
6h – Translado do Colégio Diocesano até o Santuário de Santa Clara (Dom Jaime Câmara)
9h – Missa no Santuário de Santa Clara
11h – Translado do Corpo do Santuário de Santa Clara até Catedral de Santa Luzia
15h30 – Missa das Exéquias na Catedral de Santa Luzia
Em seguida sepultamento no Cemitério de São Sebastião.
Grande figura religiosa, o sacerdote se destacou principalmente pelo trabalho voltado à educação. Sátiro Dantas Cavalcanti nasceu no dia 22 de janeiro de 1930, na cidade de Pau dos Ferros, região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte.
Os pais, João Fernandes Dantas e Erondina Cavalcanti Dantas, deram o nome em homenagem ao avô materno. O primeiro contato com a igreja foi como coroinha na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e ingressou no Seminário de Santa Teresinha, na cidade de Mossoró/RN, em 1943.
Após alguns anos de estudos, se formou em Teologia e foi ordenado padre em Roma, na Itália. Atuou como diretor de escola por mais de cinco décadas, foi professor e reitor de universidade, diretor de faculdade e presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Norte.
A Prefeitura de Mossoró lamentou a morte de Padre Sátiro Cavalcanti. Através de nota, o Poder Executivo informou que ainda hoje será publicado um decreto estabelecendo cinco dias de luto oficial no município pela morte do líder religioso.
“Neste momento de profunda tristeza, a Prefeitura de Mossoró informa que publicará, ainda nesta segunda-feira (27), decreto estabelecendo 5 dias de luto oficial”.
A Prefeitura também cancelou o lançamento da 2ª fase do programa Mossoró Realiza que aconteceria nesta segunda, além da agenda administrativa que o prefeito Allyson Bezerra cumpriria em Brasília nesta semana.
TCM Notícia
