Nas últimas 24 horas, o município de São José de Mipibu, na Grande Natal, lidera o registro do maior volume de chuvas em todo o país, conforme indicam dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), desta terça-feira(28). Os 381 milímetros que caíram no município ocasionaram diversos contratempos, como pontos de alagamentos em várias comunidades e a interrupção de um trecho da BR-101.
Casas foram invadidas pelas águas e automóveis afetados. Uma das vias da cidade se transformou em rio, em função do alagamento. “Durante a madrugada mesmo, nós percebemos que iria inundar tudo. Então saímos com as roupas do corpo e nossas cachorras para a casa da minha mãe”, relatou o químico Ayrton Lucas, morador da região, que também publicou um relato nas redes sociais sobre sua situação.
“Perdemos tudo, depois de dois anos e meio de luta; perdemos geladeira, todos os eletrodomésticos, carro, e é isso. A lagoa de captação não deu conta, enfim, o que resta pra gente é seguir em frente, fazer o que? Não consigo nem acessar à nossa casa, o portão está até aberto porque a gente não conseguiu fechar, devido a força da água”.
Veja o vídeo:
A Prefeitura Municipal informou que vem intensificando esforços para prestar auxílio imediato às vítimas dos alagamentos decorrentes das intensas chuvas na região. “A Defesa Civil, assistência social e demais setores estão mobilizadas para atender às demandas emergenciais. Abrigos temporários estão sendo estabelecidos, mas até o momento não houve demanda, e as famílias prejudicadas receberão auxílio aluguel e todo suporte necessário até poderem voltar as suas casas”, disse a assessoria da cidade em nota.
De acordo com Ayrton, a casa dele está inacessível e com a água quase batendo no pescoço. Apesar de não estar em situação de risco, há muitas famílias da região que precisam de ajuda. “Tem gente que está refém nas casas, com medo de acontecer alguma coisa. Então está bem complicado ainda. Eu tenho apoio da minha família, mas a gente vai precisar também de apoios emergenciais, de roupas, porque a gente perdeu quase tudo”.
Ver essa foto no Instagram
As equipes da Secretaria Municipal de Obras estão trabalhando para mitigar os impactos. “Entre as ações empreendidas estão a desobstrução de vias, reparo de infraestrutura danificada e medidas preventivas para evitar novos transtornos. Reforçamos a importância da colaboração da população, seguindo as orientações das autoridades locais e buscando locais seguros em caso de necessidade”, orientou a nota da prefeitura.
Leia também: Cemitério fica destruído após fortes chuvas na Grande Natal. Veja imagens