Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

Israel e Hamas ampliam cessar-fogo temporário em Gaza por mais 24h

Foto: Reuters/ Agência Brasil

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed bin Mohammed Al Ansari, informou, nesta quinta-feira (30), que Israel e o grupo extremista Hamas concordaram em estender o cessar-fogo temporário na Faixa de Gaza por mais 24h. A trégua, iniciada em 24 de novembro, estava prevista para terminar pela manhã.

Leia as últimas notícias no portal Ponta Negra News

O acordo segue as condições já existentes, sendo a pausa nas hostilidades e a entrada de um maior número de ajuda humanitária em Gaza. Para isso, Israel e Hamas se comprometeram a continuar com a troca de reféns e prisioneiros. Até o momento, 90 reféns israelenses foram libertados em troca de 210 palestinos que estavam detidos.

Em comunicado, Majed bin Mohammed Al Ansari afirmou que a comunidade internacional segue pressionando ambas as partes a chegar a um acordo permanente de cessar-fogo na Faixa de Gaza. Além do Catar, as negociações estão sendo realizadas com apoio do Egito e dos Estados Unidos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Os esforços para acabar com a guerra foram elogiados pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, que pediu que o diálogo entre Israel e Hamas continue. Isso porque, apesar do maior número de comboios, a ajuda humanitária em Gaza ainda representa “migalhas” em meio à grave crise na região.

Até o momento, a guerra já deixou mais de 13 mil mortos em Gaza, enquanto 1,3 milhão de pessoas estão vivendo em abrigos, onde energia, alimentos, água e medicamentos são escassos. A superlotação de pacientes em hospitais, alinhada com a falta de saneamento básico, como coleta de lixo e limpeza de esgoto, também está aumentando o surto de doenças.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam para 111 mil casos de infecções respiratórias agudas, 12 mil casos de sarna, 11 mil de piolhos, 36 mil de diarreia, 24 mil de erupção cutânea e 2,5 mil de impetigo. Como não há tratamentos disponíveis, a entidade estima que mais pessoas em Gaza podem morrer por doenças do que por bombardeios caso a guerra continue.

SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Mundo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, surpreendeu ao declarar que está disposto a encerrar a guerra na Ucrânia. Putin diz que aceita negociar o...

Mundo

Na sexta-feira (15), os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin encerraram encontro no Alasca sem fechar um acordo para o cessar-fogo na Ucrânia. Apesar...

Internacional

Os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Vladimir Putin, da Rússia, se encontraram nesta sexta-feira (15) na Base Conjunta Elmendorf-Richardson, no Alasca, para...

Política

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou neste sábado (9) que não vai ceder território à Rússia. A declaração veio um dia após o presidente...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO