Cidades

Paciente em Natal recebe coração em transplante urgente de João Pessoa

Um paciente do Hospital Rio Grande recebeu um coração compatível vindo de João Pessoa (PB) na tarde desta terça-feira (05). A delicada operação, que se iniciou com a chegada do órgão na Base Aérea de Natal por volta das 15h, contou com uma escolta realizada pela equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), que acompanhou o coração até o Hospital Rio Grande, local da cirurgia.

O receptor é um homem de 34 anos que luta contra a insuficiência cardíaca e estava na UTI há mais de 10 dias. A notícia da possível compatibilidade chegou por volta das 22 horas da noite anterior, desencadeando uma mobilização intensiva das equipes médicas e da STTU.

O Inspetor Chefe da STTU, Carlos Eugênio, relatou a importância da missão humanitária: “Formamos uma equipe dedicada para essa operação, que está atuando desde as 8h da manhã, e estivemos de prontidão até a chegada do órgão. Conseguimos fazer uma escolta de 13 minutos da Base Aérea até o hospital. O corpo de motociclistas da STTU fez todo o fechamento para o livre acesso da partida ao destino.”

O sucesso na operação de transporte é um passo significativo, destacando a coordenação eficaz entre as equipes médicas, a STTU e demais envolvidos nesse esforço humanitário. Após a retirada, é crucial garantir a rápida circulação sanguínea dos órgãos, uma vez que eles suportam muito pouco tempo sem ela. No caso do coração, o limite é de 4-6 horas. A cirurgia, que ocorre com base na autorização da família de um doador que sofreu morte cerebral, tem uma média de duração entre 8 a 12 horas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O transplante cardíaco é uma medida indicada para pacientes com cardiopatias graves que não respondem a tratamentos convencionais. A autorização dos familiares coloca o coração à disposição do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), que gerencia a fila única de candidatos a órgãos.

Os próximos passos incluem a preparação do órgão para transporte, onde o SNT entra em contato com o primeiro da lista e o hospital inicia sua preparação. No centro cirúrgico, os médicos desviam o sangue do coração doente para uma máquina de circulação extracorpórea, conhecida como “coração artificial”. Esta máquina mantém o fluxo sanguíneo durante toda a operação, permitindo a retirada do órgão.

Os profissionais de saúde, incluindo duas equipes cirúrgicas, que contam com dois anestesiologistas, um enfermeiro perfusionista, e dois instrumentadores. Após a conclusão da cirurgia, o paciente permanece em observação por aproximadamente 15 dias.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

O hospital Rio Grande acabou de divulgar um novo boletim médico atualizado a condição de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro que está internado na...

Saúde

O governo do estado vai lançar na próxima nesta segunda-feira (14), às 9h, a estratégia de vacinação nas escolas – “Minha Escola Nota 10...

Política

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) atualizou, nesta sexta-feira (11), seu estado de saúde por meio de uma publicação nas redes sociais. Ele segue internado...

Política

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou mal durante o comboio pelo interior do Rio Grande do Norte e precisou ser levado para o hospital em...

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile