Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Maduro vai à Rússia se encontrar com Putin em meio à crise com Guiana

Em meio à crise com a Guiana, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, visitará à Rússia ainda este mês para se encontrar com Vladimir Putin. A viagem estava marcada desde outubro, mas o período exato só foi anunciado somente nesta semana pelo Kremlin.

“É muito cedo para anunciar uma data. Concordamos que o senhor Maduro poderia visitar Moscou em dezembro há algum tempo e, quanto às datas, parece que faremos uma confirmação nos próximos dias”, informou o assessor presidencial Yury Ushakov.

 Ushakov não deu detalhes sobre o encontro bilateral e se os líderes discutirão a disputa da Venezuela com a Guiana pelo território de Essequibo.

A província de Essequibo, uma área rica em minerais que compõem 74% do território guianês, é reivindicada pela Venezuela desde 1841. Nesta semana, o governo de Nicolás Maduro apresentou um projeto de lei para anexar a região e criar um novo estado venezuelano. A decisão foi tomada após 95% votarem a favor do plano.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A ação foi criticada pela Guiana, sobretudo por Maduro ter apresentado um novo mapa da Venezuela, incluindo a região de Essequibo. O país acionou o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e reforçou a proteção na fronteira, além de pedir o auxílio de nações aliadas, como Brasil e Estados Unidos.

Os Estados Unidos anunciaram operações militares aéreas na Guiana. As manobras foram feitas em parceria com a Força de Defesa da Guiana (GDF) e representam “reforço na parceria de segurança entre Estados Unidos e Guiana e na cooperação regional” entre os dois países, disse Washington, em comunicado.

O ministro da Defesa da Venezuela, Vladímir Padrino López, classificou a operação como uma “infeliz provocação dos Estados Unidos” e afirmou que o país não será “desviado das suas ações para a recuperação do Essequibo”.

A expectativa é que Putin declare apoio à Venezuela, e se coloque contra os Estados Unidos na disputa.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Mundo

O presidente russo Vladimir Putin diz que míssil nuclear é invencível após o sucesso do teste do míssil de cruzeiro Burevestnik, movido a propulsão...

Mundo

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quarta-feira (22) a implantação de mais de 5.000 mísseis russos (sistemas de defesa aérea Igla-S) em posições estratégicas por...

Mundo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste sábado (11) que teve uma conversa “positiva e produtiva” com o presidente dos Estados Unidos, Donald...

Mundo

O SBT visitou uma fábrica de drones de guerra localizada em Kiev, na Ucrânia, e teve acesso exclusivo a uma das principais linhas de...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO