Durante cerimônia de credenciamento do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) como instituição de ensino superior, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o número de alunos formados em direito no País e ressaltou que é preciso formar mais estudantes em matemática, engenharia e física: “Nada contra. É preciso pegar cursos que são primordiais para o desenvolvimento da nação”.
“Me parece que o Brasil é um dos países que mais formam advogados no mundo. Nem a China e a Índia juntos, que formam 2,6 bilhões de habitantes, formam mais advogados que o Brasil. Nada contra formar advogados. Mas é preciso que a gente forme mais em matemática, engenharia, física… É preciso que a gente pegue aqueles cursos que são primordiais para o desenvolvimento de uma nação, aquilo que o mundo hoje necessita para que a gente possa ser mais competitivo.”, disse.
O petista participou, na quinta-feira (7), ao lado dos ministros Camilo Santana (Educação), Luciana dos Santos (Ciência e Tecnologia), do governador Cláudio Castro (PL) – um apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – do prefeito Eduardo Paes (PSD) e lideranças políticas do PT fluminense, de uma cerimônia de credenciamento do Instituto de Matemática Pura é Aplicada (Impa) como instituição de ensino superior, no Rio de Janeiro.
O Brasil é o país com a maior proporção de advogados por habitante do mundo. Ao todo, 1,3 milhão de advogados exercem regularmente a profissão, segundo dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Proporcionalmente, há um advogado para 164 brasileiros residentes no país.
“Uma das razões para o enorme número de advogados no Brasil é a abertura indiscriminada de cursos de direito pelo país. Se o número de inscritos na OAB é surpreendentemente grande, aquele referente aos estudantes de direito é estarrecedor. Existem, hoje, no país, cerca de 1,8 mil cursos jurídicos no país e, atualmente, segundo dados do próprio órgão, são mais de 700 mil alunos matriculados”, afirma nota da OAB quando divulgou o estudo.
A Índia tem pouco mais de 2 milhões de advogados, com uma população sensivelmente maior: 1,4 bilhão.
Com informações do Estadão